Nampula (IKWELI) – O director provincial da Educação de Nampula, Williamo Tunzine, discutiu nesta sexta-feira (26) com a Organização Nacional de Professores (ONP) e gestores escolares as possíveis soluções para resolver os problemas que apoquentam o sector.
Segundo sabe o Ikweli, o evento envolveu actores do distrito de Nampula, esperando-se que nos próximos tempos aconteça em outros distritos.
Dentre os problemas arrolados, a reunião destacou a situação da insuficiência de salas de aula, de professores, de carteiras, e de fundos para pagamento de serviços essenciais, como a reprodução de provas provinciais, segurança, água e energia elétrica.
Os gestores e a ONP destacaram ainda dificuldades no acesso a cuidados de saúde, através dos cartões de assistência médica medicamentosa, bem como a demora no pagamento de horas extras e a falta de recibos referentes às cobranças de impostos autárquicos.
Este problemas foram reconhecidos pelo director Tunzine, o qual apelou à maior dinamização por parte dos gestores escolares e dos conselhos de escola, envolvendo pais e encarregados de educação na busca de soluções conjuntas.
Relativamente às questões financeiras, como o pagamento de horas extras, a fonte assegurou estarem em curso demarchês junto do governo central para a resolução.
Por outro lado, o director precisou que, enquanto Nampula estiver a ser dirigido por um líder como o governador Eduardo Mariamo Abdula, a luta incansável para resolver os problemas do sector não cessará. (Redação)