Nampula (IKWELI) – A sede do posto administrativo de Calipo, no distrito de Mogovolas, a sul da província de Nampula, vive momentos de consternação, tudo por conta de dois irmãos que decidiram por assassinar o seu próprio sobrinho.
A vítima, de 14 anos de idade, era acusado pelos tios de ter roubado dois quilograma de feijão fava.
Segundo informações colhidas no local, os dois homens agrediram violentamente o menor, sob pretexto de “educá-lo” pelo suposto roubo, até que este perdeu a vida. Posteriormente, tentaram enganar as autoridades, afirmando que o adolescente teria sido linchado pela população depois de ser surpreendido a roubar.
“Eles mataram a criança alegando que tinha roubado o feijão. Depois do crime, permaneceram em casa e no dia seguinte apresentaram-se na esquadra, tentando convencer que a população tinha matado o menor. Mas a polícia descobriu a verdade e os dois foram detidos”, contou uma fonte local.
De acordo com o que o Ikweli apurou, após a ocorrência, os irmãos foram transferidos do posto policial de Calipo para o Comando Distrital da Polícia em Mogovolas concretamente na vila de Nametil, onde aguardam os trâmites legais.
A porta -voz da Polícia da República de Moçambique, PRM em Nampula, Rosa Nilza Chauque, confirmou a incidência e diz que já foi lavrado a peça de expediente para responsabilização. (Malito João)