Nampula (IKWELI) – Um jovem, de 18 anos de idade, foi detido pela Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, acusado de tentar vender sua filha de apenas 2 anos de idade, por 100 mil dólares, valor correspondente a mais de 6 milhões de meticais.
De acordo com Dércio Samuel, chefe do Departamento de Relações Públicas no Comando Provincial da PRM em Nampula, o indivíduo foi neutralizado antes de concluir a transação.
“Recebemos uma denúncia de que um jovem de 18 anos de idade pretendia vender a própria filha de 2 anos com intuito de enriquecer, a polícia agiu de imediato, comunicou a mãe da criança e o cidadão encontra-se detido nas nossas subunidades. O processo já está a ser instruído para a sua responsabilização. Queremos apelar à população que a riqueza deve ser fruto do trabalho e não de práticas criminosas, que em nada beneficiam, todo aquele que se envolver em acções do género será exemplarmente responsabilizado,” afirmou Dércio Samuel.
O acusado confessou o crime, alegando ter sido influenciado por amigos, vendo na prática uma oportunidade para “mudar de vida”. “Disseram-me que, se vendêssemos as crianças, ficaríamos ricos, teríamos casa, prédio e carro, avaliados em 100 mil dólares, eu levei a minha filha, e outro amigo levou o filho dele, mas acabei por ser o único apanhado. A pessoa que iria comprar é um boss, isto aconteceu há uma semana, a minha esposa não sabia, disseram-me que deveria enganar a ela que a criança seria levada para Maputo, esse era o truque,” revelou.
A PRM garantiu que o caso continua sob investigação, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos, incluindo os supostos compradores. (Malito João)