“Vinho macua” está a destruir jovens em Nampula

Nampula (IKWELI) – A bebida tradicional feita com base na cana-de-açúcar, vulgarmente conhecida por “vinho macua”, está a arruinar e a matar jovens na cidade de Nampula, capital do norte do país.

Segundo apuramos, no mercado grossista do Waresta, por exemplo, há jovens que frequentam constantemente os locais de consumo da bebida, situação que contribui para a debilidade da sua saúde, pois muitas vezes a consomem sem se alimentar.

Abdul Razaque conta que consome bebidas alcoólicas há mais de 10 anos, aponta a falta de ocupação e emprego como uma das principais causas do vício, mas afirma estar disponível para mudar, desde que apareça alguém disposto a apoiar a sua vida. “Nunca passei um dia sem beber, mas até hoje estou vivo porque, quando carrego sacos, uso o dinheiro para comprar xima e assim evitar o risco de morrer por não ter comido nada antes de beber,” explicou.

A situação é extremamente preocupante, pois, conforme constatou o Ikweli, muitos jovens que se entregaram a esse estilo de vida adiaram ou abandonaram completamente os seus sonhos, rendendo-se ao álcool.

Apesar disso, há sinais de interesse em mudar por parte desta camada social. No entanto, muitos jovens preferem manter-se isolados, devido a vergonha e ao receio de não serem bem acolhidos pela sociedade.

Alberto Paulo, consumidor crónico e também vendedor da bebida caseira conhecida por “Arosal” ,  feita com banana, açúcar e arroz, contou ao Ikweli que “uma garrafa custa 10,00Mt (dez meticais) e os clientes fazem fila para comprar, as vezes, vemos jovens que ficam desgraçados por causa do álcool, mas eu acredito que são jovens que não se valorizam, porque conheço pessoas que bebem e continuam a viver bem, o problema aqui é que há gente que é encontrada morta na lixeira por beber sem comer.”

Um dos jovens, com o rosto visivelmente abatido devido ao consumo excessivo de álcool, contou que a sua família já não se importa com ele. “Perdi os meus pais, antigamente eles tinham dinheiro, mas, segundo me explicaram, nunca trataram bem a família, agora parece que estão a descontar tudo em mim, por isso não vejo outra alternativa a não ser passar o tempo a beber,” justificou-se.

Neste local, jovens de várias origens reúnem-se para fumar e consumir todo o tipo de bebidas alcoólicas caseiras, muitas vezes sem o mínimo cuidado com a higiene. (Malito João)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img