Nampula (IKWELI) – A população da localidade de Nicutha, bairro de Napipine, em Nampula, já pode desfrutar de água potável, oferecida pela empresa internacional de refrigerantes, Coca Cola, em parceria com a empresa Águas da Região Norte (ADRN), por via de um furo de água, um investimento de cerca de 8 milhões de meticais.
Além do furo de água, a intervenção permitiu a instalação de novos sistemas de captação, armazenamento e distribuição de água, beneficiando uma comunidade de mais de 2 000 pessoas, que anteriormente enfrentava dificuldades no acesso a esse recurso essencial.
Francisco Napica, presidente do Conselho de Administração da ADRN, referiu que a entrega configura uma expansão da rede de abastecimento de água àquela comunidade que já vinha necessitando. “Entregamos hoje a população de Napipine a obra de expansão de rede de abastecimento de água depois de um período de trabalho que contempla a cobertura de rede de dois fontenários. O projecto que foi entregue conta com 3.2 quilómetros de abastecimento de água, espera-se executar cerca de 405 novas ligações beneficiando cerca de duas mil cento e quarenta habitantes. Deste modo, entendemos que estão criadas as condições mínimas necessárias para que oportunamente a população de Nicutha possa se beneficiar de água nas suas residências, o que vai reduzir grandemente as distâncias que eram percorridas a procura deste precioso líquido.”
Por sua vez, Tânia Nacuveneque, representante do Presidente do Conselho Municipal de Nampula, disse que o executivo de Nampula recebe as fontenárias de água com agrado, porque fazia parte das suas promessas, hoje cumpridas pela Coca Cola.
Para Neyde Pires, Directora de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade da CCBA Moçambique, destacou a importância do investimento. “A água é uma fonte de vida. Para nós, ela é fundamental não apenas na produção das nossas bebidas, mas também para assegurar o bem-estar das comunidades onde operamos. Nosso propósito é promover uma gestão responsável dos recursos hídricos, buscando aumentar a eficiência do uso da água, minimizar desperdícios, tratar a água utilizada e devolver água segura às comunidades, contribuindo assim para a preservação ambiental.”
A executiva reforçou, igualmente, o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, afirmando que “juntamente com nossos parceiros, investimos em iniciativas de gestão hídrica que beneficiam a natureza e fortalecem a segurança hídrica das comunidades. Essas acções visam construir resiliência a longo prazo, especialmente em regiões vulneráveis às mudanças climáticas e às pressões ambientais.”
A representante da comunidade do Bairro de Napipine, Marta Vitorino, agradeceu o gesto, e reiterou que a água vai minimizar doenças de origem hídrica e reduzir as longas distâncias que a população percorria para obter o mesmo. “Esperamos que este espírito de bondade venha acontecer cada vez mais. Salientamos que este fornecimento de água não seja temporário como tem acontecido nos outros bairros da urbe,” apelou Marta. (Hermínio Raja)