Contra vendedores ambulantes: Giquirito já começou a proteger os passeios da cidade de Nampula

0
465

Nampula (IKWELI) – O Conselho Municipal da Cidade de Nampula decidiu na manha desta terça-feira (6) começar com a retirada dos vendedores informais que operam nos passeios e ruas da urbe.

Esta operação teve como ponto de partido a avenida Samora Machel, que vai à reabilitação nos próximos dias.

A medida não está a agradar aos visados, mas há quem entenda que a mesma devia ser aplicada em toda cidade, para devolver o urbanismo na autarquia.

Para os vendedores informais, a decisão do município semeou desespero e angústia, uma parte deles queixa-se de não ter onde dirigir-se para continuar a desenvolver as suas actividades comerciais como forma de garantir o sustento das suas famílias. 

“Essa decisão do município, se for verdade, em todas ruas da cidade evacuar os vendedores na verdade estaremos mal, porque os nossos clientes já habituaram comprar nos locais onde nós vendemos, mas espero que depois disso tudo venham indicar um lugar onde a gente vai continuar com os nossos negócios, por exemplo hoje fomos evacuados dessa rua dos bombeiros, mas todo dia de hoje não estamos a vender nada, porque não estamos a ver onde colocar as nossas mercadorias, não sei se é por causa dessa estrada que querem organizar ou será definitivamente essa ideia de nos enxotar”, comentou o vendedor de rua Moisés Fernando.

Falando ao Ikweli, Albano Michone, outro vendedor, fez saber, igualmente, que “se o município decidir nos retirar da rua não vamos negar, mas deve primeiro procurar um local para nos alojar, somente isso, porque também aqui na rua já nos aborrece, há muitos ladrões a circular, até que as vezes o cliente fica com receio de apreciar os nossos artigos com medo de ser assaltado, então a minha visão é essa porque não quero desafiar com o trabalho do município”.

Segundo relatou o Director do departamento de Comunicação e Imagem no conselho municipal de Nampula, Mustafa Agi Amisse, neste momento o município está a priorizar apelos a todos vendedores que operam nas bermas das estradas para que possam retirar-se com antecedência para outros pontos.

“Queremos apelar aos nossos munícipes da cidade de Nampula, principalmente aqueles que operam ou vendem nas ruas e passeios, para terem um pouco de calma, o nosso objectivo não é retirar-lhes aqui e prejudicar não, nós queremos criar condições para que eles, também, se sintam como munícipes servidos através da nossa gestão que queremos melhorar as vias para podermos criar condições para eles também poderem estar aqui a circularem e a vender de uma forma mais ética, neste momento há um plano para retirar e se forem a ver eles não estão aqui, já estão a sair, todos já estão a ser evacuados para nós trabalharmos à vontade”.

Mustafa Agi afirmou que há um trabalho interno no sentido de indicar um local específico, onde os vendedores poderão ocupar para continuar com as suas actividades comerciais. (Malito João)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui