Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado do Comércio, António Grispos, anunciou na cidade de Nampula, no fim da tarde desta sexta-feira (11), que a quota do feijão bóer que sufocava a economia nacional deixa de existir.
Recorde-se que a quota do feijão bóer concorreu para que produtos e comerciantes ficassem reféns de “comerciantes desonestos”, incluindo longos períodos de não exportação.
“Deixamos cair as quotas do feijão bóer. Não existe quota de feijão bóer neste país. Não queremos cartéis que venham impor as pessoas,” disse Grispos.
Igualmente, na sua intervenção, o Secretário de Estado do Comércio anunciou que “a partir de Janeiro do próximo ano [2026] não queremos estrangeiros na comercialização nas zonas rurais. Este nível é nosso,” como também “não queremos ouvir no próximo ano que está a entrar [no país] ovo do Malawi
“Também quero anunciar que vamos controlar um pouco as importações. Há muita importação que tem estado a estrangular a nossa economia. Hoje perdemos muito dinheiro, dólares que precisamos para comprar medicamentos e combustível que nós não temos,” precisou a fonte, concluindo que “contra as ameaças que temos recebido, os lobbies que nos pressionam”, o governo vai continuar a envidar esforços para o melhoramento e crescimento da economia nacional. (Aunício da Silva)