Nampula (IKWELI) – Um jovem de aparentemente 30 anos de idade, do distrito de Rapale, província de Nampula, foi abordado pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), quando tentava vender o seu próprio sobrinho no valor de 50.000,00Mt (cinquenta mil meticais).
A porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, disse a imprensa que o acto deu-se a 11 do corrente mês, explicando que o autor teria enganado o sobrinho que teria uma vaga de trabalho numa machamba, o que não constituía verdade.
“Depois do acto, efectuou-se uma diligência, junto com a PRM, que foi possível neutralizar e deter em flagrante delito quando se encontrava no processo de negociação para venda do sobrinho. Questionado, o mesmo alega ter levado o seu sobrinho para procurar trabalho no campo, facto que foi refutado pela própria a vítima. Fez-se a neutralização do indivíduo, posteriormente foi conduzido à procuradoria e no momento encontra-se aguardando outros procedimentos na penitenciária do distrito de Rapale.”
Tsinine explicou que a detenção deste indivíduo foi possível graças a denúncia de alguém até agora mantido em anonimato, mas sabe-se que o queixoso reside na mesma localidade que a vítima e o vendedor.
“Encontrou [o vendedor] com uma fonte que queria cliente para comercializar o seu sobrinho, a mesma fonte é que denunciou, a fonte é localizável, apenas estamos aqui a procurar o suposto comprador que ainda não tinha sido identificado.”
O indiciado nega a acusação, declarando que foi um mal-entendido pelos agentes da polícia porque, segundo conta, levou o seu sobrinho de 18 anos a procura da vida num campo de cultivo. (Malito João)