Nampula (IKWELI) – O director provincial da Educação de Nampula, William Tunzine, visitou, entre quarta-feira e quinta-feira da corrente semana, algumas escolas dos distritos de Mecubúri e Lalaua, no interior, no âmbito da supervisão pedagógica.
No distrito de Mecubúri, o director visitou as escolas primarias das comunidades de Mtepa, Namara, Narrocane, Napai e Muaca, onde observou o nível de assiduidade dos professores, organização escolar e desempenho pedagógico.
No capítulo da assiduidade, Tunzine não gostou a falta de pontualidade dos professores, incluindo o absentismo dos mesmos, o que, no seu entender, compromete o processo de ensino e aprendizagem.
“É inadmissível que os alunos estejam presentes e os professores não. Isso demonstra um total desrespeito à missão educativa e à confiança da sociedade”, disse a fonte, assegurando que os professores ausentes serão responsabilizados administrativamente.
E o empenho dos alunos agradou o dirigente, por isso “quero incentivá-los a continuarem a cumprir os deveres escolares, incluindo as atividades extracurriculares, como a produção escolar”.
No distrito de Lalaua, Tunzine ficou maravilhado com uma horta escolar por se visitada.
“As atividades extracurriculares e educativas ajudam a manter os alunos ocupados e afastados de comportamentos desviantes”, afirmou.
Com esta prática, entende o nosso interlocutor que as escolas podem tornar-se autossustentáveis, cobrindo per si algumas despesas com a sua própria produção, por isso apelou que outros estabelecimentos de ensino adoptem.
Nas reuniões que manteve com os professores, o director provincial da Educação foi confrontado com o fantasma de horas extraordinárias e turno e meio.
Tunzine explicou que algumas questões são complexas e não poderão ser resolvidas de imediato, mas garantiu que outros assuntos de curto prazo serão solucionados ainda este ano.
Relativamente às pendências salariais, informou que os pagamentos das horas extraordinárias e do regime de “turno e meia” dos anos 2022 e 2024 estão a ser processados de forma faseada. (Redação)