Nampula (IKWELI) – Algumas mulheres da comunidade de Mucuagera, na localidade de Odinepa, posto administrativo de Namapa, vila sede do distrito de Eráti, província de Nampula, apostam em grupos de poupanças comunitárias para o alcance da sua independência financeira.
Falando ao Ikweli, as mulheres daquele ponto da província, contam que graças aos grupos de poupança já conseguem ter suas casas próprias, machambas e até pequenos negócios.
“Com a poupança, consegui sete mil meticais (7000,00Mt) para construir uma casa de duas águas, onde vivo com meus filhos e netos, tenho vindo a incentivar outras mulheres a optarem por grupos de poupanças ou xitique que não apenas envolve dinheiro, mas campos de cultura,” disse Maria Raúl, participante de um grupo de poupança há 2 anos.
A fonte contou, ainda, que “além de construir minha casa própria, desenvolvi negócio de bolinhos e os meus filhos vão a escola quase com todo material necessário que consegui adquirir ao longo do tempo como membro do grupo comunitário de poupança.”
Rosa Adamo, outra mulher integrante do grupo de poupança, residente no distrito de Eráti, afirmou que a implementação de poupanças e créditos está a trazer mudanças como desmistificação de práticas culturais e igualdade de género.
“Há muito tempo as coisas não eram como agora, as mulheres apenas serviam os homens e não podiam desenvolver negócios que possam ajudar nas despesas de casa e agora as coisas mudaram com actividade de poupanças e xitique nas nossas comunidades.”
No entanto, a dona Rosa Adamo, ainda, anota que “para o caso de poupança é viável porque uma pessoa é livre de poupar na caixa qualquer valor que seja e sem pressão alguma, também é uma satisfação a existência de grupos comunitários e associativismo entre mulheres e homens.”
Hermenegildo Mulala é facilitador de um grupo constituído por 25 membros, dos quais 17 mulheres, e explica que a actividade tem vindo a contribuir no desenvolvimento social e a independência financeira da população.
“Para o presente ano, durante 5 meses, conseguimos poupar um valor de dez mil e setecentos meticais (10700,00Mt) e ainda continuamos com o processo. No ano passado, tivemos também um valor significativo em apenas 3 meses, porém, a poupança serve para atenuar as nossas preocupações nas comunidades e temos o envolvimento da mulher para mostrar que ela é capaz. Ainda no grupo comunitário, temos abordado questões de boas práticas alimentares para combater problemas de desnutrição e assim evoluímos de forma social, económica e psicológica,” reconheceu, acrescentando que “antes o dinheiro era guardado por baixo da terra e sem conservação e quando havia alguma urgência a pessoa não era capaz de agir imediatamente, é daí que actualmente com um grupo de poupança com a presença de um responsável as coisas são facilitadas e testemunhamos muitos sucessos.”
Importa salientar que a iniciativa de grupos de poupança comunitária no distrito de Eráti é promovida pelo programa CASCADE, implementado pelo consórcio CARE/GAIN, com vista a redução dos desafios relacionados a renda, alimentação e saúde nas comunidades rurais. (Nelsa Momade)