Nampula (IKWELI) – O governo da província de Nampula apela maior envolvimento e união dos agentes chave das comunidades, de forma a garantir que todas as crianças sejam vacinadas no âmbito da campanha de vacinação contra a pólio que arrancou nesta segunda-feira (2), em todo o território nacional.
O apelo foi lançado pelo governador da província, Eduardo Mariamo Abdula, durante a cerimónia de lançamento da primeira ronda da campanha de vacinação contra a pólio em toda a província de Nampula que prevê abranger mais de três milhões de crianças dos 0 aos 10 anos de idade.
Segundo Abdula, o envolvimento activo de líderes comunitários, religiosos, professores, profissionais de saúde, mídia e, sobretudo, aos pais e encarregados de educação, poderá ajudar a proteger o futuro das nossas crianças.
“Abracem esta campanha. Levem as crianças aos postos de vacinação. Ajudem-nos a espalhar a mensagem de que a pólio pode ser eliminada, mas apenas se todos fizermos a nossa parte. Caras crianças, esta campanha é por vocês. Porque queremos ver-vos crescer fortes, saudáveis, a correr, brincar e a sonhar com um futuro melhor. Vacinar é um gesto de amor. É o primeiro passo para uma infância plena.”
Na ocasião, o governante recordou que a vacina irá igualmente abranger os petizes a quem já tenham sido administrados a dose.
“Mesmo aquelas que já tenham sido vacinadas anteriormente. Reforçar a imunização é fundamental para garantir a proteção individual e colectiva. A poliomielite, embora quase erradicada a nível mundial, continua a ameaçar as nossas comunidades mais vulneráveis.”
O sector de saúde partilhou recentemente que no presente ano, a província de Nampula registou 34 casos suspeitos do vírus da poliomielite, contudo, das análises feitas nenhum destes positivou para a doença.
Importa destacar que a campanha de vacina contra a pólio será administrada no mesmo período a nível nacional, bem como em países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), e a mesma irá decorrer entre os dias 2 a 6 do corrente mês.
E o país vai vacinar 18.2 milhões de crianças
Entretanto, o país vai vacinar, no seu todo, 18.2 milhões de crianças contra a pólio, segundo o ministro da Saúde, Ussene Isse.
Isse, referiu que, para a presente campanha foram mobilizados 81.892 colaboradores, que incluem vacinadores, mobilizadores, registadores, supervisores, coordenadores, digitadores de dados, logísticos, monitores independentes, motoristas entre outros.
Igualmente, foram mobilizados cerca de 15 milhões de dólares americanos.
“Todos nós, temos o dever de implementar com sucesso a presente campanha, com isto gostaria de solicitar uma forte mobilização para que a nossa população aceite sem reserva receber as equipas nas suas residências ou que se dirijam a unidade sanitária ou ao local de vacinação mais próximo para apanhar a vacina.”
Isse afirma que esta vacina é segura e eficaz. Já foi usada em 41 países do mundo, tendo sido administradas mais de 1.6 biliões de doses, sem registo de eventos adversos importantes. (Ângela da Fonseca e Antónia Mazive)






