Nampula (IKWELI) – O sector de saúde na província de Nampula, região norte do país, pretende vacinar entre os dias 2 e 6 do mês de Junho próximo, 3.618.100 crianças dos 0 aos 10 anos de idade durante a campanha de vacinação contra a pólio.
Para o efeito, o chefe de Saúde Publica no Serviço Provincial de Saúde, Geraldino Avalinho, disse na última terça-feira (27), que tem disponíveis 4.263.750 doses de vacina que será administrada de forma oral.
“Quando falo da área de saúde, refiro-me as 250 unidades sanitárias existentes na província, o que quer dizer que nós teremos vacinas nestes pontos e cada uma das unidades sanitárias tem uma determinada área de saúde que lhe circunscreve.”
Para o sucesso da campanha, o sector diz que conta com um total de 3.909 equipas de vacinadores comunitários compostos por três elementos nomeadamente, “vacinador, registador e mobilizador” que serão distribuídos em todos os 23 distritos e nas 250 unidades de saúde.
Revelou que o sector pretende envolver os principais desinformantes na campanha de vacinação contra cólera.
“Nós estamos a trabalhar com os distritos para que estes possam tentar identificar os principais desinformantes para envolvê-los nesta actividade como forma de incentivá-los a mobilizar e a trazer em massa o grupo alvo aos pontos onde vamos oferecer esta vacina. É verdade que teremos as nossas equipas de nível central, provincial, mas também de nível distrital que vai estar nas comunidades a fazer a supervisão da oferta desta vacina.”
Segundo Avalinho, o sector tem como estratégias vacinar em postos fixos, como escolas, creches. No entanto, alertou que a vacina abrange igualmente todas crianças a quem já tenha sido administrada anteriormente.
“Independentemente do número de doses que tomaram, são elegíveis, devem fazer esta toma.”
De acordo com a fonte, neste momento decorrem conversações com o sector de educação para que o lançamento da campanha seja feito a nível das escolas.
“Tendo em conta que o grupo alvo está em idade escolar. Apelar aos pais e encarregados de educação para que aceitem a campanha, porque precisamos de garantir que as nossas crianças estejam imunes contra este vírus.”
No presente ano, a província de Nampula registou 34 casos suspeitos do vírus da poliomielite, contudo, das análises feitas nenhum destes positivo para a doença.
Vale destacar que a campanha de vacina contra a pólio será administrada no mesmo período a nível nacional, bem como em países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). (Ângela da Fonseca)