Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na província de Nampula, Plácido Pereira, entende haver uma necessidade de recuperar práticas que visam salvaguardar o bem-estar da sociedade como é o caso da moral, que, para ele, estão perdidos, sobretudo devido as últimas ocorrências alimentadas pelas manifestações pós-eleitorais que culminaram com actos de vandalismo e saques, por isso, afirma que as igrejas têm um papel preponderante para o resgate de valores morais.
A afirmação foi feita na segunda-feira (26), durante um encontro que manteve no seu gabinete de trabalho com os representantes das igrejas a nível da província de Nampula. “Nós crescemos na igreja e a saber discernir o bem do mal, mas agora as pessoas já não têm medo, pecam sabendo que é pecado.”
Pereira começou por elencar as perdas que a província teve devido as vandalizações protagonizadas por alguns populares ocorridas por conta das manifestações violentas pós-eleições, bem como pela onda de desinformação sobre a cólera.
A fonte reitera e convida as igrejas a continuarem a apoiar o governo no resgate da boa moral da sociedade, mas também a compreender e encontrar as possíveis falhas que tenham contribuído para a perda dos valores morais em todas as vertentes.
“São nossos irmãos, filhos, são cidadãos que vivem em algum sítio (…) e por isso, temos este papel de voltar a moralizar as sociedades e neste caso concreto, queria convidar as igrejas a continuar a fazer este papel de educar, moralizar a sociedade.”
Por outro lado, o bispo da Igreja Ministério dos Embaixadores de Cristo a nível da região norte de Moçambique, Celestino Cariaco, em consonância com o Secretário de Estado, lembrou do papel das igrejas para manutenção da paz nas comunidades. “Como crentes em Jesus Cristo temos um papel muito importante para instruir a sociedade, por isso nós estamos aqui para pedir uma reconciliação e aproximação entre a igreja e o Estado para trabalharmos juntos.” (Ângela da Fonseca)