Nampula (IKWELI) – Os serviços de urgência do Banco de Socorros do Hospital Central de Nampula (HCN), maior unidade sanitária da região Norte do país, registaram um total de 22 casos de pacientes, vítimas de acidentes de viação e agressão física durante a passagem do Dia Internacional do Trabalhador, assinalado na passada quinta-feira.
Em conferência de imprensa nesta sexta-feira (02), o porta-voz do HCN, António Carlos, explicou que dos casos registados 11 foram por acidente de viação, envolvendo motorizadas e igual número para agressão física, tendo todos eles contraído ferimentos ligeiros.
“Foram casos de adultos, na sua maioria homens. Todos com ferimentos ligeiros. Foram tratados a nível de pequena cirurgia e tiveram alta. Não houve registo de pacientes graves e nem óbitos durante o primeiro de Maio”.
Por outro lado, apesar de ter registado entradas no geral de cerca de 450 pacientes, o porta-voz classificou o ambiente como calmo.
“Desse número, 300 pacientes foram a nível do banco do socorro de adultos e 161 a nível do banco de socorro da pediatria e 17 nos serviços de genecologia e maternidade e ainda nesse serviço destes 17 pacientes, nove tiveram que ser submetidos a cesarianas tendo em conta que maior parte, veio transferido de outras unidades sanitárias”. (Angela da Fonseca)
