Nampula (IKWELI) – Terminou, oficialmente, o projecto “Juntos Educamos Crianças” implementado pela Visão Mundial Moçambique, desde o ano 2019, nos distritos de Nacarôa e Muecate, na província de Nampula, tendo beneficiado mais de 400 mil crianças desfavorecidas.
Na manha desta quarta-feira (23), a organizaçãochamou o governo e outros parceiros para apresentar o fim e os resultados da 3ª fase do projecto.
Cremildo Cardoso, oficial de Monitoria, Avaliação, Prestação de Contas e Aprendizagem na VisãoMundial Moçambique, explicou que o projecto foi implementado em 160 escolas, sendo 83 de Muecate e 77 de Nacarôa.
“Foram 169,367 de pessoas que beneficiaram de forma direta e 280.206 de forma indiretamente, não estivemos só focados na retenção dos alunos nas escolas, mas sim tivemos outros programas como adistribuição de material escolar, treinamento dos professores, construção e manutenção de latrinas, desenvolver parceria com os com os agricultores para fornecer alimentos nas escolas, treinamento de melhores práticas de agricultura, entre outros programas que estavam desenhados no nosso projecto,” disse Cardoso, que entende que “o projecto foi muito impactante em termos de matrículas. Quando nós começamos com o projecto,tivemos um grande fluxo de crianças, sempre a quererem se inscrever, assim como pais e encarregados de educação traziam seus filhos”.
“Além do número de matrícula que aumentou, vimos que também a frequência dos alunos aumentou, havia pouca desistência, para além do acesso àágua potável através dos sistemas de abastecimento que o projecto introduziu nas comunidades, a população e as crianças em particular tiveram acesso às latrinas melhoradas”.
E o governo reconhece o impacto do projecto, tal como disse Anabela Muwarapa, que representou a direcção provincial da Educação no evento.(Herminio Raja)