Nampula (IKWELI) – O arcebispo de Nampula, dom Inácio Saure, denunciou na sua homilia pascal, neste domingo (20), que, durante a quinta-feira Santa, 21 supostos Namparamas terão sido mortos e enterrados numa vala comum no posto administrativo de Mutuali, no distrito de Malema.
Esta acção é caracterizada pelo clérigo como um massacre, mas não acusa nenhuma entidade pela autoria do mesmo, contudo entende que a mesma compromete o processo de reconciliação e paz nacional.
“É muito triste ao celebrarmos a páscoa, a libertação do pecado e da morte, também manchada pelo sangue no posto administrativo de Mutuali em plena semana santa e o ambiente ainda continua intenso,” disse dom Inácio Saure durante a missa pascal deste domingo na cidade de Nampula.
Em outra fase da homilia, a fonte comentou que “há dores humanas que nos afligem muito na nossa diocese”.
Ainda na sua homilia, Dom Inácio Saure exortou aos crentes para a união, através da oração pela paz e reconciliação, para garantir a manutenção da tranquilidade pública no distrito de Malema, sobretudo no posto administrativo de Mutuali.
“Temos informações que estão lá estudantes da Academia Militar, como numa força de manutenção de paz, portanto, era suposto nunca atacar o povo, mas também estão lá a UIR [Unidade de Intervenção Rápida] e um grupo especial que estão a fazer as suas patrulhas, que criaram desentendimento, dai que ouve mortes, estas informações recebemos ainda nesta manha, oficialmente e à policia diz que ouve apenas 5 mortes,” concluiu dom Inácio Saure. (Nelsa Momade)