Nampula (IKWELI) – A província de Nampula prevê receber, durante a Semana Santa, pelo menos três mil turistas nacionais e internacionais. A ocasião, além de seu carácter religioso, é também uma oportunidade para saborear as iguarias que a região tem a oferecer.
O Ikweli testemunhou, na tarde desta quinta-feira (17), a chegada de 40 turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros, que foram calorosamente recebidos com danças tradicionais e uma exposição de arte e cultura representativa da província, situada no norte de Moçambique.
Segundo a directora provincial da Cultura e Turismo, Jamila Bicá, a actividade faz parte das celebrações da Semana Santa e visa, também, sensibilizar os operadores turísticos sobre a importância de receber bem os visitantes nos estabelecimentos locais.
“Esta atividade insere-se nas nossas acções de promoção do destino turístico. Queremos posicionar a província para o desenvolvimento sustentável, especialmente em épocas festivas como o Eid e a Páscoa. A intenção é manter essa dinâmica ao longo do ano, incluindo feriados prolongados e fins de semana, sempre com o objetivo de valorizar o potencial turístico de Nampula”, afirmou Bicá.
Ainda segundo a directora, a maioria dos turistas que chega nesta Páscoa tem como destino principal a cidade de Nampula. “Estamos a prever a realização de vários eventos nos distritos de Mossuril e Nampula. Num passado recente, durante o Eid, cerca de 1.300 pessoas visitaram a província, e acreditamos que essas movimentações contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico local e nacional.”
Para muitos turistas, esta é a primeira visita à província. Eles demonstram grande expectativa quanto ao acolhimento e conforto das estâncias turísticas e hoteleiras da capital do norte.
“Uma recepção calorosa neste aeroporto é extremamente surpreendente. E, por estarmos no mês pascal, um tempo de reflexão e compaixão, este momento ganha ainda mais significado. É a terceira vez que venho a Nampula em missão de trabalho, e sempre me surpreendo”, disse Fred Fernandes.
Outra visitante, identificada apenas como Felícia, natural do Brasil e em sua primeira visita à província, compartilhou que “neste momento, estou muito feliz. Estarei em Nampula por 30 dias, gozando das férias, espero passar por momentos bons e com harmonia com as outras pessoas”. (Nelsa Momade)





