No âmbito do Acredita Emprega : Jovens empreendedores “ganham” cheques para alavancar seus negócios

Nampula (IKWELI) – Cerca de 703  pequenos empreendedores da província de Nampula, região norte de Moçambique, ganharam uma oportunidade de financiamento correspondente a 65.000,00Mt (sessenta e cinco mil meticais) para estruturar e transformar seus projetos em realidade para que desta forma possam criar empregos por conta própria e contribuir para o desenvolvimento do país.

Os jovens são vencedores de subvenções do programa “Acredita Emprega”, implementado pelo Ministério da Juventude e Desportos em 11 distritos da província de Nampula, nomeadamente, Nampula, Murrupula, Ribáuè, Larde, Moma, Mogincual, Monapo, Eráti, Memba, Rapale, e Liupo respectivamente. 

Os cheques foram entregues nesta quinta-feira (10), pelo ministro da Juventude e Emprego, Caifadine Manasse, que, na ocasião, apelou aos vencedores a multiplicarem os valores ora entregues, para que mais jovens possam ganhar possibilidade de ter financiamentos. 

“Queremos exortar os jovens que ao terem esses fundos, ele tem que fazer a devolução para mais jovens terem mais oportunidades. O jovem tem que compreender de fazer acontecer e restituir o valor para que passe para mais jovens.”

Segundo avançou o dirigente, o governo tem o compromisso de criar condições para impulsionar os projetos apresentados pelos jovens com vista a reduzir o índice de desemprego no país, por isso, insta aos demais a trabalhar para que possam beneficiar de financiamentos.

“O que o governo está a fazer é criar condições para que a juventude saiba fazer alguma coisa e dentro deste princípio de empreendedorismo o governo comparticipa com este cheque de subvenção que são 65 mil por pessoa e aí a juventude começa a fazer alguma coisa para o seu autossustento. É algo que nós estávamos a chamar atenção aos jovens que muitos gostariam de ter esta oportunidade e os que conseguiram hoje devem abraçar com muita seriedade.”

Gertrudes Esperança, uma das beneficiárias do cheque, disse ter se formado em culinária e que o valor poderá alavancar o seu negócio. 

“Sinto-me honrada por receber este prémio, e pretendo fazer valer a pena. Trabalho na área de culinária e confeitaria, faço bolos, doces e salgados, com este cheque pretendo crescer e se possível abrir uma pastelaria.”

Quem igualmente pretende crescer na área do empreendedorismo é Tercio Baciano, que pretende adquirir mais motorizadas para investir na área de transporte, vulgo “táxi-mota” e ajudar a sua comunidade. 

“Este valor de 65 mil vai servir para abrir o meu negócio e formalizar o meu negócio de táxi mota, o que de certa forma vai ajudar a comunidade a se locomover de um lado para o outro. O projeto já está a ser implementado com uma mota só e assim vou aumentar o número de motas e vou poder empregar mais jovens.”

Júlia Luís poderá tirar a sua ideia do papel para a prática pois, com o valor de subvenção do acredita emprega sonha em abrir um espaço para a venda de doces, salgados e pratos quentes na cidade de Nampula. “Sempre tive paixão por cozinha. Com esse dinheiro vou abrir o meu espaço e ter meu próprio sustento”. 

Ainda nesta quinta-feira, o ministro efetuou uma visita de monitoria a pelo menos dois jovens que no ano passado tinham sido apurados na fase nacional para um financiamento de até um milhão e quinhentos mil meticais, com vista a perceber o nível de avanço dos seus negócios, tendo ficado satisfeito com os resultados. 

Além de Nampula, a iniciativa abrange outras regiões do país. Na zona sul, foram aprovadas cerca de 5800 bolsas, das quais 5300 já concluíram a formação e mais de 1000 jovens receberam financiamento. Na região centro, 1000 jovens também foram contemplados e no norte, foram atribuídas 10 mil bolsas de formação jovens a beneficiarem de subvenções. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img