Nampula (IKWELI) – Após a divulgação dos resultados preliminares das eleições presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais de 9 de Outubro, que apontam para a desvantagem do até então segundo maior partido da oposição, a RENAMO publicou nesta terça-feira (15) um comunicado que desencoraja os simpatizantes do partido a envolverem-se em situações de anarquia contra aquela formação política e sua actual liderança.
Num dos pontos, o comunicado recorda que “a competência de nomear, exonerar, ou de organizar a eleição do delegado político é exclusiva a sua excelência presidente do partido”.
Lembre-se que a declaração sai numa altura em que o mandatário do partido em Nampula, Ossufo Ulane, falou ao Ikweli na passada segunda-feira (15) que o actual presidente do partido Ossufo Momade e a delegada política provincial deviam afastar-se do centro político do partido. “A Renamo, a nível nacional, temos que convidar o nosso presidente Ossufo Momade para renunciar o cargo de presidente do partido Renamo. A sua renúncia não significa que ele não vale nada, pelo contrário, vale mais, mas estamos a responder a auscultação e a vontade do povo para que a Renamo continue a ser a Renamo que já foi. Outra auscultação a partir de mim, estou a pedir a delegada política provincial do partido Renamo que é cabeça-de-lista a governadora, para renunciar o cargo de delegada e ficarmos à espera do resultado das eleições, só fazendo assim, é que vamos organizar a casa”.
Sobre o resultado das eleições, consta no comunicado que o partido poderá pronunciar-se oportunamente. (Felismina Maposse)