Nampula (IKWELI) – Os estivadores da empresa Terminais do Norte, localizada no distrito de Nacala, província de Nampula, estão insatisfeitos com a direcção e foi por isso que na tarde da última segunda-feira (7) paralisaram as suas actividades, em protesto por melhores condições de trabalho, enquanto exigiam a retirada da gestão de alguns dos seus superiores.
Aqueles colaboradores amotinaram-se em frente ao centro de recrutamento da empresa, na entrada que dá acesso ao Porto de Nacala e condicionaram a efectivação de algumas actividades relacionadas ao desempacotamento de produtos de carga geral e terminal de contentores.
Em contacto com a imprensa, os grevistas disseram que há situações de exclusão, pese embora estejam a colaborar durante muito tempo, além de alegada injustiça no pagamento
“Quando o trabalhador tenta reclamar sobre algo é expulso. Quando o navio atraca com arroz, são escaladas pessoas de fora e nós, que já estamos há bastante tempo na empresa, somos deixados de lado. Para ter salário, dependemos desses navios e é normal que em um mês o director apenas coloque 10,00Mt (dez meticais) na conta”, disse um deles.
Outro interveniente alegou que não há contrato de trabalho. “O director não considera os trabalhadores e expulsa sem motivos. O que queremos é um salário fixo e sem depender dos navios. Imagine não ter navios durante um mês, como vamos viver com nossas famílias? Descarregamos tudo e recebemos nada. Os que são considerados são capatazes, conferentes e eles têm salário fixo, enquanto fazemos praticamente o mesmo trabalho”, lamentou um dos colaboradores.
“Estamos a reclamar da inexistência de salário fixo. Se a pessoa está doente e não vem trabalhar, não tem direito a salário. É normal passar três meses sem receber porque não tivemos navios. O que estamos pedindo é que seja estipulado um valor base para o sustento das nossas famílias, pelo menos, 2.000,00Mt (dois mil meticais) nas contas, seria básico. O que queremos é falar com nosso patrão e não com o director que não nos considera”, acrescentou outro estivador.
Entretanto, sem muitos detalhes uma fonte ligada a empresa disse que as duas partes chegaram ao consenso e desde a tarde de quarta-feira (9) as actividades foram retomadas.
A mesma fonte anotou que durante as conversações foi sublinhado que os colaboradores da Terminais do Norte, no Porto de Nacala, são os que mais trabalham na descarga de navios com carga geral, por isso deve haver como reconhecer a sua entrega. (Redação)