Nampula (IKWELI) – Mais de 250 extensionistas do sector público amotinaram-se na manhã desta sexta-feira (28), nas instalações da delegação Provincial do Fundo de Fomento Agrário e Extensão Rural (FAR, IP) em reivindicação ao não pagamento dos seus ordenados.
Estes profissionais estão entre 5 e 8 meses sem salários, o que dificulta as suas vidas.
Judite Romola, uma das funcionárias do FAR, disse estar insatisfeita com a forma como a equipa do FAR está a tratar a sua situação.
“Só pedimos nosso salário, essa situação é recorrente, são agora 4 anos com esse problema de atraso salarial, como iremos viver? Como vamos sustentar as nossas famílias? Nós estamos a pedir socorro, queremos nossos salários, eu sou técnica superior, mas este problema é de todos nós, até os médios.”
Esta fonte disse que o problema já é “cabeludo”, numa altura em que já foi resolvido em várias instâncias, mas naquela não há qualquer sinal. “Marcamos audiência com o senhor governador, não tivemos nenhuma solução, já tentamos falar com o Secretário de Estado [na província], não tivemos nenhuma solução, já falamos com o nosso delegado provincial, não tivemos nenhuma solução. Eles dizem que já fizeram, e estão a espera a nível central, em todo momento fala-se de nível central que prejudica sempre Nampula.”
Outro extensionista que está há sensivelmente 5 anos no FAR explicou ao Ikweli que “estamos aqui a reivindicar os nossos ordenados, esse problema vem se arrastando desde o ano em que entramos, o tesouro Nacional funciona para todas as províncias, menos para província de Nampula, nós sempre fazemos barulho, não temos salários e os de outras províncias estão a ter salários, a pergunta que eu coloco é: o que a província de Nampula tem para merecer essa humilhação? E o nosso delegado disse que já fez de tudo que estava ao seu alcance.”
Refira-se que durante o showmício do presidente da República, Daniel Francisco Chapo, os extensionistas terão simulado uma greve, tendo sido interrompidos pelo delegado daquela instituição.
Para verem os seus direitos satisfeitos, os extensionistas, oriundos de todos os distritos amotinaram-se nas instalações do FAR, IP em Nampula na manhã desta sexta-feira e com recursos próprios adquiriram cadeados para encerrar as mesmas. (Redação)