Namialo: Governador de Nampula apela gestores escolares a melhorarem interação com as comunidades

Namialo (IKWELI) – O governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, apelou na manhã desta terça-feira (4) aos gestores escolares da vila de Namialo, no distrito de Meconta, a envolverem as comunidades locais na segurança e proteção de infraestruturas de lecionação.

“Visitem as comunidades, expliquem-lhes o valor e a importância de uma escola,” recomendou o governante depois de visitar a escola secundária de Namialo.

Aos alunos, não lhes escapou recomendação de Abdula: “estudem, estudem bem. Vocês são os futuros governantes da nossa província”.

Na sexta-feira da semana passada, manifestantes vandalizaram a escola secundária de Nampula, por isso, comovido, o governador foi visitar aquele estabelecimento de ensino público e garantiu que a segurança, tranquilidade e ordem públicas estão repostos.

“Estamos a fazer um trabalho no sentido de apanhar esses malandros. Já apanhamos alguns. A nossa escola não será mais vandalizada,” disse, recordando que por isso “estudem filhos, estudem filhos para serem os dirigentes dessa nossa província. Estudem. É preciso que vocês estudem para me substituir. Vocês vão ser muito melhores que eu, eu tenho fé nisso. Estudem a vontade, sem medo. Continuem a estudar”.

“Assegurem a vossa escola, mantenham a vossa escola limpa,” apelou Abdula, que, também, chamou a necessidade para “os meninos plantar fruteiras e árvores de sombra. Vocês devem fazer o vosso pomar”.

Ainda aos gestores de escolas, Eduardo Abdula apelou para que “comuniquem-se com o povo. Envolvam os nossos líderes comunitários. Eles tem uma responsabilidade para preservar esse patrimônio [escola]”.

“É nosso dever, é nossa obrigação defender o nosso povo,” acenou, pedindo para que os dirigentes transmitam confiança ao povo.

Desmaios de raparigas

Na escola secundária de Namialo, o governador ficou a saber dos desmaios que afligem a comunidade. São desmaios de alunas.

Para este fenômeno, o governador prometeu encontrar uma solução, mas com a colaboração de todos, por isso “vamos contactar as universidades para estudarem o fenômeno. Vamos pedir ajuda das universidades e do sector da saúde para fazermos um estudo, mas também vamos pedir ajuda da sociedade, vamos ter com a AMETRAMO [Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique ]e os líderes religiosos. Vamos ter com especialistas para estudar soluções para este fenômeno”. (Redação)

Hot this week

Chapo garante que empreiteiros estão já se mobilizando para repor circulação na N1

Namialo (IKWELI) - O Presidente da República (PR), Daniel...

Necessário cerca de 800 milhões de meticais para reconstruir estradas destruídas pelo JUDE

Nampula (IKWELI) – As estradas que foram destruídas pela...

JUDE mata uma pessoa em Nipepe

Nampula (IKWELI) – Uma pessoa perdeu a vida e...

JUDE também não poupou Nahene

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 100 casas das zonas...

Topics

JUDE mata uma pessoa em Nipepe

Nampula (IKWELI) – Uma pessoa perdeu a vida e...

JUDE também não poupou Nahene

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 100 casas das zonas...

JUDE deitou perto de 150 escolas em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Direção Provincial de Educação (DPE)...

Arcebispo de Nampula diz que “desprezar o pobre é negligenciar a Deus”

Nampula (IKWELI) – O Arcebispo metropolitano de Nampula e...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img