“Chapeiros” estão arrependidos em Nampula e já não querem pontos intermédios

Nampula (IKWELI) – Os transportadores semi-colectivos de passageiros, conhecidos por “chapa-100”, na cidade de Nampula, mobilizaram-se na manhã desta segunda-feira (18) para paralisar as suas viaturas, numa tentativa de pressionar as autoridades municipais a adoptarem a tarifa única de 15,00Mt (quinze meticais).


No último reajuste dos preços do “chapa-100” na cidade de Nampula, os operadores privados ficaram a tarifa base de 10,00Mt (dez meticais), com pontos intermédios, podendo facturar até 20,00Mt (vinte meticais) numa rota completa ou logo a seguir ao ponto intermédio. E aos transportes da edilidade local foi fixada a tarifa única de 15,00Mt (quinze meticais).


Segundo apurámos, na paragem dos CFM até próximo da Padaria Sipal, eram visíveis várias viaturas estacionadas, como forma de demonstrar o descontentamento dos transportadores em relação ao sistema de ponto intermédio e a tarifa actualmente praticada.
A paralisação provocou dificuldades de mobilidade para muitos cidadãos, obrigando várias pessoas a percorrer longas distâncias a pé devido a escassez de transporte público na cidade.


No local, era também notória a presença da polícia, que se mantinha em prontidão para garantir a ordem e a segurança públicas, enquanto alguns transportadores continuavam a manifestar-se e a contestar a decisão sobre as tarifas de transporte.


A maioria dos transportadores que paralisaram as actividades é das rotas Polígono/Subestação e Polígono/Waresta.
Faizal Macário, um dos motoristas, explicou que a luta dos transportadores visa a implementação da tarifa única de 15,00Mt.
“Município disse que temos que fazer da Rex para CFM 10,00Mt, mas isso não recompensa nada e não muda nada, e alguns clientes não entendem, sobem da meia via e querem ir para resta, mas negam pagar 20,00Mt, então nós queremos 15,00Mt directamente, por isso que estamos aqui a tentar mostrar a nossa parte que também nós saiamos a perder”, afirmou.


Por sua vez, Gildo Macário questionou a diferença de tratamento entre os transportadores privados e os autocarros municipais. “Não justifica carros de município estão a 15,00Mt taxa única e nós porque temos que fazer esse assunto de ponto intermédio?”, questionou a fonte, apelando às entidades competentes para reverem a decisão.


Entretanto, alguns utentes defendem que a decisão tomada pela Assembleia Municipal deve ser respeitada por todos os intervenientes do sector de transporte público na cidade.


“Município pode aumentar 50,00Mt (cinquenta meticais) esses transportadores vão encurtar a rota, então o município deve tomar medidas severas para aquelas que tentam criar uma greve não pacífica, porque estão a agitar os outros que perceberam o combinado ou a decisão da Assembleia municipal, porque esses chapeiros devem entender que os membros da Assembleia municipal sentaram para tirar essa conclusão, então precisamos respeitar essa decisão”, afirmaram alguns passageiros. (Malito João)

Hot this week

Angoche: Alunos da principal escola secundária local estão a consumir “makha”

Nampula (IKWELI) – A Escola Secundária de Angoche identificou,...

UniRovuma reforça aposta na mobilidade internacional e prepara estudantes para intercâmbios

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Nahene: População acusa EDM de abandonar a expansão da energia eléctrica

Nampula (IKWELI) – A população da unidade comunal de...

Assaltos nas estradas força Nacala a constituir um conselho multissectorial

Nacala (IKWELI) – O distrito de Nacala deu um...

Governador de Nampula mexe direções províncias e nomeia novos dirigentes

O Governador da Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula,...

Topics

Angoche: Alunos da principal escola secundária local estão a consumir “makha”

Nampula (IKWELI) – A Escola Secundária de Angoche identificou,...

UniRovuma reforça aposta na mobilidade internacional e prepara estudantes para intercâmbios

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Nahene: População acusa EDM de abandonar a expansão da energia eléctrica

Nampula (IKWELI) – A população da unidade comunal de...

Governador de Nampula mexe direções províncias e nomeia novos dirigentes

O Governador da Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula,...

Alfândega exorta alunos de Quelimane a usarem poesia para a transformação social

Quelimane (IKWELI) – O administrador do distrito de Quelimane,...

Moma aposta no diálogo político para travar tensão antes da visita presidencial

Nampula (IKWELI) – O administrador do distrito de Moma,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img