Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, também conhecido por tio Salim, que na manhã de sexta-feira (23) foi publicamente apresentando a população da província, garantiu trabalhar a todo gás para o bem-estar do povo macua.
Tio Salim diz que entre as várias promessas do seu manifesto eleitoral, destaca-se a do combate cerrado a corrupção no sector público.
“Continuar a promover parcerias e estratégias para materialização de uma governação descentralizada e inclusiva será o nosso ponto forte para que a população da província de Nampula possa ter benefícios de um governo comprometido com a causa do povo. Vamos continuar a trabalhar para garantir o acesso a energia elétrica a toda população de Nampula”, disse.
No que concernente a transparência, tio Salim disse que quanto as receitas arrecadadas, a sua informação será de domínio público, pois “serão fixados em locais públicos as correspondentes despesas para que qualquer cidadão tenha acesso e saiba como foi orientada a sua contribuição fiscal”.
“Na ordem e tranquilidade públicas, reconhecemos o fenómeno da criminalidade que assola os principais centros urbanos, com destaque para as cidades de Nampula e Nacala, ao que exortamos a população a ser vigilante e as autoridades competentes a reforçarem medidas de segurança para a boa convivência”, frisou o governador.
Por seu turno, o ministro da Administração Estatal e Função Pública e mandatário do Presidente da República na cerimónia, Inocêncio Impissa, afirmou que não deve se esperar magia do tio Salim, se cada cidadão não doar uma parte de si. “No contacto com a população desta província, ela será o farol do movimento rumo as actividades que serão realizadas durante o seu mandato de cinco anos que começa já. Neste processo, é necessário que as resoluções sejam baseadas na possibilidade das pessoas disponíveis, variedade dos recursos minerais, turísticos, florestais, marinhos e pesqueiros, que abundam na nossa província e das rochas invejáveis.” (Malito João)