Candidatos a futuro inquilino da Ponta Vermelha palmilham Nampula

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 3 candidatos, dos 4, a Presidente da República, procuram granjear simpatia do eleitorado do maior círculo eleitoral do país, Nampula.

Ossufo Momade, candidato presidencial do partido RENAMO,

O candidato presidencial do partido RENAMO, Ossufo Momade, promete acabar com o sofrimento e pobreza que apoquenta os potenciais eleitores moçambicanos de forma especial da província de Nampula, caso ganhe as eleições presidenciais e legislativas de 9 de outubro próximo.

As promessas foram feitas aquando da sua chegada a cidade de Nampula no último domingo (15), onde apelou ao eleitorado a ser vigilante nos seus bairros em questões ligadas a recolha de cartões de eleitores em troca de dinheiro, supostamente protagonizadas por secretários das circunscrições do partido FRELIMO.

Como forma de promover mudanças e desenvolvimento em Moçambique, Ossufo Momade, defendeu que o eleitorado do maior círculo eleitoral do país deve aderir, nas primeiras horas do dia 9 de outubro, as urnas para votar no partido RENAMO e no seu candidato presidencial.

“No dia 9 de outubro, temos que ir votar na mudança, no partido RENAMO e no Ossufo Momade, para acabarmos com o sofrimento, porque aqui temos muitos recursos que até hoje não conseguimos ver, só eles é que estão no poder, também vos peço que não aceitem corrupção, os secretários dos bairros do partido FRELIMO estão a dar dinheiro para recolher cartões de eleitores”.

Na mesma ocasião, Ossufo Momade, também, pediu voto aos funcionários do aparelho do Estado, recordando que como forma de garantir a liberdade e fim do seu sofrimento, devem votar em si para tirar a FRELIMO do poder.

“Os professores, médicos, enfermeiros, polícias, todos que trabalham no aparelho de Estado devem votar no partido RENAMO e no Ossufo Momade, para a salvação deles, porque esses não podem ser usados para a FRELIMO voltar a governar. Então no dia 9 de outubro, os polícias não podem usar armas para prejudicar a nós, pois eles mesmos estão a se prejudicar. A FRELIMO nunca vai resolver os problemas da população e nem esse que está a concorrer não vai fazer nada porque também é farinha do mesmo saco, nada vai fazer, eles fazem promessa hoje e não fazem nada”.

Ainda em Nampula, o candidato a presidência, pelo partido RENAMO, Ossufo Momade, durante o pedido de voto prometeu aos eleitorados que “se eu for presidente, irei instruir os meus deputados para que a província de Nampula passe a ser a capital económica, a cidade da Beira, na província de Sofala, passe a ser capital parlamentar e Maputo passará a ser a capital política, administrativo e diplomática, para todo Moçambique ter desenvolvimento a partir da zona sul, norte e centro”.

Daniel Chapo, candidato a presidente pela Frelimo

E na manha desta segunda-feira (16) chegou o candidato mais novo, Daniel Chapo, que disse que “o motorista número dois tem muita experiência, e outros só falam muito, nem carta de condução têm.

Esta afirmação, Chapo proferiu a quando da sua chegada, no aeroporto internacional de Nampula, dando início das suas actividades no maior círculo eleitoral do país.

Na sua breve intervenção, o candidato da FRELIMO disse que era o melhor de todos os candidatos. “Estamos de passagem nessa cidade que é capital do norte, viemos trabalhar, eu próprio dispenso apresentação porque sinto-me em casa, trabalhamos juntos e vivemos juntos, durante dez anos, podem me perguntar onde fica Namicopo, Natikiri, onde fica Waresta, sinto-me em casa, temos eleições e nestas eleições vamos ter que escolher o partido Frelimo que é o único partido com experiência, organizado, maduro, o único partido que conhece às preocupações do povo e resolve, temos que escolher também o candidato da Frelimo”.

Daniel Chapo frisou que “o motorista número um, ninguém lhe viu a conduzir só fala, mas ele diz saber conduzir e às vezes reconhece que não sabe, mas diz que quando sentar no carro vai aprender a conduzir convosco, esse é o motorista número um, o motorista número dois é este que está a falar e vocês já viram a conduzir em Nacala-à-Velha, Palma e Inhambane. Este é o motorista número dois, motorista número três fala muito, está toda a hora nervoso, não sei se não vai vos levar para uma árvore, e o motorista número quatro é pior, nem sei se vai conduzir um dia. Agora suponhamos que nós somos passageiros, o carro está estacionado quem vai escolher os motoristas sem experiência? Ninguém, por isso vamos escolher número dois, ele sabe que a população precisa de água, energia, escola, hospital, medicamento, estradas, as crianças precisam de livros gratuitos e precisa de muita coisa. Vamos escolher um candidato experiente”.

Num outro desenvolvimento, Daniel Francisco Chapo exortou os moçambicanos a não ficarem em casa no dia 9 de Outubro. “Não se ganha um jogo ficando em casa, lá nós vamos receber três boletins, o primeiro é para votar no Presidente da República que é o candidato da Frelimo, Daniel Francisco Chapo, o segundo boletim vamos votar na Frelimo para deputados da Assembleia da República e o último boletim vamos votar na Frelimo para membros da Assembleia Provincial. Nos membros da Assembleia Provincial temos uma lista e como Frelimo, temos alguém, o nosso camarada Eduardo Mariamo Abdula, conhecido por tio Salimo, que será governador da província de Nampula, então vamos votar para que vençamos as eleições e a Frelimo continue a dirigir a província de Nampula”. (Virgínia Emília e Malito João)

 

Hot this week

Gueta Chapo quer combater qualquer violência contra a mulher

Nampula (IKWELI) - A Primeira-Dama da República de Moçambique,...

Governador de Nampula insta Kenmare a apostar cada vez mais na responsabilidade social

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Mais de duas mil famílias foram afetadas por JUDE no Niassa

Nampula (IKWELI) – Mais de duas mil famílias foram...

População protesta contra suposta conspiração para espalhar cólera

Nampula (IKWELI) – Desde a última segunda-feira, a sede...

Topics

Gueta Chapo quer combater qualquer violência contra a mulher

Nampula (IKWELI) - A Primeira-Dama da República de Moçambique,...

Mais de duas mil famílias foram afetadas por JUDE no Niassa

Nampula (IKWELI) – Mais de duas mil famílias foram...

População protesta contra suposta conspiração para espalhar cólera

Nampula (IKWELI) – Desde a última segunda-feira, a sede...

Barragem de Mpanda Nkuwa: A incerteza à margem do rio Zambeze

Tete (IKWELI) – Ao longo do tronco principal do...

Ruas do Matadouro e de Namicopo vão a reabilitação

Nampula (IKWELI) – O vereador do pelouro de Obras...

Bispo de Gurúè implora a paz e fraternidade em Moçambique

Nampula (IKWELI) – O Bispo da Diocese de Gúruè,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img