Nampula (Ikweli) – O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, garantiu nesta quarta-feira (08), haver condições necessárias para a inauguração e entrega do Hospital Geral de Nampula (HGN), localizado no bairro de Natikiri, arredores da chamada capital do norte do País, que tem sido aguardado pelos populares desde o lançamento da primeira pedra em 2017.
Oa pronunciamentos foram feitos aquando de uma visita feita ao hospital, cujo o principal objectivo era verificar o actual estágio da infraestrutura, tendo afirmado que a sua entrega poderá ser feita antes do mês de Abril.
“Estamos satisfeitos porque o equipamento já está a vir, não falta nada, está tudo garantido e pago em termos de equipamento para sofisticar este hospital, uns até chegam esta semana na província e os técnicos para montarem, digo estamos satisfeitos porque conseguimos ver que o sonho da nossa governação e da população da província de Nampula vai ser concretizado. O hospital vai aliviar de longe o hospital central de Nampula”.
Segundo Nyusi, o hospital poderá aliviar a demanda de pacientes em outras unidades sanitárias como o hospital central de Nampula, Corane e parte das outras províncias.
“Dependendo da especialidade porque aqui também vamos concentrar a massa cinzenta, técnicos e especialistas e até pode servir para tratar algumas doenças de pacientes de outras províncias. Estamos satisfeitos sobretudo por ter visto a robustez da construção, levou muito tempo porque não podíamos fazer tudo ao mesmo tempo mas não desanimamos, e eu digo tudo está feito para a sua inauguração, a sua finalização depende muito dos equipamentos que devem ser instalados”.
Na ocasião, Nyusi instou aos populares a não pautar em actos de vandalismo, pois os mesmos regridem o desenvolvimento do país no que diz respeito edificação de hospitais condignos para atender e responder questões relacionadas com a saúde.
” Vou pedir a população de Nampula para chamar atenção naquilo que fazem, tenho acompanhado que as pessoas devem sair de Angoche ou Nametil porque partiram hospital, Nampula não pode fazer isso, as pessoas não podem ficar sem hospital só porque alguém zangou”.
Importa referir quenas obras do Hospital Geral de Nampula estão orçadas em 18 milhões de dólares, terá a capacidade para albergar mais de 500 camas.( Ângela da Fonseca)