Nampula (IKWELI) – O mundo das artes e cultura na província de Nampula, no norte de Moçambique, ressente-se, drasticamente, dos efeitos das manifestações de repúdio de resultados eleitorais em curso no país.
Alguns artistas da província de Nampula, assim como promotores de eventos, contam que as apresentações agendadas estão sendo canceladas por razões de segurança.
“Além do impacto financeiro, há também o impacto emocional de quem vive da música e vê suas oportunidades sendo eliminadas”, narra o músico e compositor Aly Faque.
Djizi é um outro artista entrevistado pelo Ikweli, o qual anota a situação como sendo crítica. “Como artista, trabalho com o povo e para o povo, é o povo que sustenta o meu trabalho, quando ocorrem manifestações, isso cria um impacto negativo enorme, tanto para os eventos quanto para nós, músicos”.
As dificuldades enfrentadas pelos artistas não se limitam aos cancelamentos de eventos, muitos relatam que a falta de público e a instabilidade social têm paralisado projetos futuros. “Estamos vivendo um momento de total incerteza, isso desmotiva qualquer artista, tendo em conta que nós trabalhamos e dependemos do público, sem povo nós não podemos fazer nada”.
Justino Pompílio Rui, promotor de eventos, elabora que “essas manifestações trazem um impacto negativo na cultura e na arte em Nampula, Dezembro é considerado o mês de maior movimento para eventos culturais e turísticos, mas este ano está sendo um desastre”.
Justino revelou que teve quatro eventos cancelados devido à instabilidade política, o que resultou em prejuízos financeiros, pois “trabalhar com o público em um momento como este é quase impossível. Não há como planejar estratégias enquanto aguardamos um desfecho para a situação”.
A situação actual reflecte um panorama desafiador para Nampula, que depende da estabilidade para fomentar o crescimento cultural e artístico. Enquanto o impasse político persiste, artistas, promotores, aguardam ansiosamente por uma solução que permita a retoma de suas atividades e o retorno da normalidade. (Ruth Lemax)