Nampula (IKWELI) – Na manhã desta terça-feira (3), Filipe Paúnde, chefe da brigada central do partido Frelimo de assistência à província de Nampula, garantiu que todas as representações desta formação partidária estariam a funcionar em pleno, pois nenhum outro partido deve impedir outros a trabalharem.
Contudo, na vila de Muecate, os manifestantes que inviabilizaram a realização de exames finais da 10ª e 12ª classe, vandalizaram a sede local do partido Frelimo na manha desta quarta-feira (4).
Segundo as fontes do Ikweli no local, os manifestantes incendiaram “a sede distrital do partido Frelimo, a sede da OMM, a residência do primeiro secretario, a casa do guarda do partido e a casa do director distrital do STAE [Secretariado Técnico de Administração Eleitoral]”.
Outra fonte disse ao Ikweli que “eles [manifestantes] foram baralhar [fazer confusão] na escola secundária [de Muecate] e não fizeram exames, porque entraram até nas salas, começaram a rasgar exames e partir bilhete de identidade dos alunos e professores estavam a fugir de um lado para outro e perseguiram directo até no bairro”.
O director da escola secundária de Muecate, Cristiano Ernesto, confirmou ao Ikweli a presença dos manifestantes e os desmandos por eles cometidos, como também, disse que o grupo tinha a intenção de assassiná-lo.
Esta fonte disse que todos os funcionários públicos, em Muecate, abandonaram os seus postos de trabalho e suas residências, tendo refugiando-se em locais incertos. (Malito João)