Nampula (IKWELI) – Com o lema “Vamos Todos Prevenir a Violência Contra Mulheres e Raparigas”, foi lançada na tarde desta segunda-feira (25), a campanha dos 16 dias de activismo contra a violência baseada no género pela Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social.
Albertina Ussene, directora do sector, revelou que entre janeiro e setembro do ano em curso, foram registados cerca de 1.800 casos de violência, um número superior, quando comparado ao ano passado.
“As pessoas estão mais abertas e informadas, contudo, nosso principal desafio continua sendo o empoderamento das mulheres através da educação, porque uma mulher escolarizada conhece melhor seus direitos”, disse a governante.
Na actividade de lançamento, foi realizada uma campanha de sensibilização às comunidades, cujo objectivo era conscientizar a comunidade de ultrapassar a violência. “Estamos aqui para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de erradicar todas as formas de violência. Contamos com palestras em todas as 23 regiões da província, envolvendo líderes comunitários que desempenham um papel crucial neste combate”.
O evento reafirmou o compromisso de Moçambique em cumprir compromissos nacionais e internacionais na defesa dos direitos humanos, destacando a relevância da união entre governo, sociedade civil e parceiros na construção de uma sociedade mais justa.
Entre as actividades programadas para os 16 dias, constam palestras comunitárias, encontros educativos e acções de suporte às vítimas. (Ruth Lemax)