Pemba (IKWELI) – As autoridades de Cabo Delgado anunciaram o adiamento da realização dos exames finais para os alunos do distrito de Macomia, na região centro da província, devido à interrupção de aulas por um período de três meses e três semanas, resultante dos ataques terroristas no mês de Maio passado que obrigaram os alunos a perder um trimestre inteiro de aulas.
A decisão foi revelada na manhã da última sexta-feira (22) pelo chefe do departamento da direcção Pedagógica e Garantia da Qualidade de Ensino, Rachide Sualehe, durante uma conferência de imprensa em Pemba.
Segundo Sualehe, a Direcção Provincial de Educação de Cabo Delgado reconhece que o distrito de Macomia enfrentou uma paralisação durante um trimestre, em virtude dos ataques terroristas, o que prejudicou a continuidade das aulas.
Rachide Sualehe afirmou, no entanto, que com a retomada das actividades escolares em 20 escolas da região, as autoridades buscam minimizar o impacto dessa interrupção. “Após consulta ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, ficou decidido que o calendário escolar será estendido até o final de Dezembro e os exames finais de 2024 não serão realizados este ano”, anunciou a fonte.
Acrescentou ainda que, nesta perspectiva, foram marcados exames especiais que serão realizados em Janeiro de 2025, com início marcado para o dia 6, e a segunda chamada está prevista para até o dia 17 do mesmo mês.
Refira-se que os exames finais arrancaram nesta segunda-feira em todas as escolas públicas e privadas do país.
Segundo aquele porta-voz, a província espera submeter aos exames, 97.418 alunos desde o ensino primário ao secundário. (Redacção)