Na rota Sipal/Penitenciária: Sobe o preço de “chapa-100” na cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – Utentes do serviço de transporte urbano semi-colectivo de passageiros na rota Sipal/Penitenciária, através da Rua da Unidade, na cidade de Nampula, dizem-se agastados com os operadores que, unilateralmente, decidiram  aumentar os preços.

Actualmente, segundo apuramos, com a justificação da degradação da via de acesso, os “chapeiros”, cobram 40,00Mt (quarenta meticais) por cada viagem.

Aurora Francisco, passageira assídua daquele troço, que se encontrava em mais uma espera pela chegada do transporte, contou ao Ikweli que a situação tem criado diversas consequências negativas no seu dia-a-dia.

“Estamos a passar muito mal com a situação de aumento de preços. Imagina para nós que precisamos de apanhar este transporte todos os dias? Para chegar a zona da Penitenciária, temos que pagar 40 meticais, o que significa que entre ida e volta pagamos 80 meticais. Quando adicionamos a mercadoria, temos que gastar aproximadamente 150,00Mt (cento e cinquenta meticais)”, disse.

Por outro lado, Eleva Valentim, passageira que pretendia chegar ao estabelecimento penitenciário regional norte, para visitar seu marido que se encontra preso há dois anos, conta que fica inibida por causa do aumento do preço de chapa-100. “Tem sido muito difícil para mim, porque vou visitar meu marido todas quartas-feiras. Não consigo vir todos os dias porque não tenho condição de apagar 100,00Mt (cem meticais) para ida e para o regresso. Se pelo menos o governo diminuísse até 20,00Mt (vinte meticais), poderia poupar nossos bolsos, principalmente para nós que temos muitos filhos para cuidar”.

Nelson Faruque, outro passageiro, entende que a degradação de vias de acesso obrigou os motoristas a aumentarem as tarifas de transporte semicolectivo de passageiros. “Pelos vistos, os motoristas aumentaram os preços, porque as estradas estão péssimas. Se nossa edilidade reabilitasse, não estaríamos a enfrentar essa situação”.

Ibraimo Francisco, um dos motoristas da via, explica que o aumento do preço deve-se a degradação da estrada. “Na verdade, a situação não está nada boa, a estrada está degradada. Por exemplo, para ir a Penitenciária, passamos por muita dificuldade, temos sempre que levar o carro a manutenção, então para conseguirmos, pelo menos, pouca coisa para sustentar a família e comprar gasolina, acabamos aumentando os preços, embora a taxa normal parta de 10,00Mt (dez meticais) para a barragem”.

O conselho autárquico da cidade de Nampula ainda não se pronunciou sobre este assunto, mesmo diante de insistências junto ao seu gabinete de Comunicação e Imagem. (Virgínia Emília) 

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img