Nampula (IKWELI) – Quando pensava-se que as pastas já estavam arrumadas, ao nível das mesas, e que só esperava-se pelo anúncio dos resultados, eis que a CNE comunica que devido à alguns constrangimentos para a chegada do material de votação em alguns postos de votação em dois distritos da província da Zambézia e na Alemanha, perto de 13 mil eleitores deverão ir votar neste sábado, 12 de Outubro.
São alguns postos de votação de dois distritos da Zambézia, nomeadamente Gilé e Maganja da Costa e a república federal Alemã que terão a oportunidade de escolher o futuro presidente de Moçambique, bem como o governador e deputados para o próximo quinquénio.
Sobre este caso, a CNE declarou em conferência de imprensa havida na última quinta-feira (10), na capital do país, que uma equipa foi destacada para garantir que o processo decorra sem sobressaltos . “Com vista à resolução de algumas situações anómalas que foram sendo reportadas, a Comissão Nacional de Eleições reuniu em Sessão Extraordinária e deliberou a deslocação de equipas (da CNE e STAE) envolvendo todas as sensibilidades para irem resolver essas questões. As províncias foram instruídas a proceder do mesmo modo”.
Refira-se que esta situação pode afectar o calendário de divulgação dos resultados das eleições que, segundo a Lei, deverão acontecer antes de novembro próximo. (Felismina Maposse)