Nampula: Detidos 5 funcionários do STAE por “mamarem” dinheiro de MMV’s

Nampula (IKWELI) – Cinco funcionários do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) do distrito de Nampula, capital do maior círculo eleitoral do país, estão detidos nas celas do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNI), acusados de desviar dinheiro referente ao pagamento de subsídio dos Membros de Mesa de Votação (MMV’s), um montante avaliado em mais de 1 milhão de meticais.

Segundo apurou o Ikweli, o valor em causa beneficiaria  a mais de 300 MMV’s que estiveram a trabalhar no dia da votação.

A detenção desses indivíduos surge na sequência de manifestações constantes dos MMV’S que, na noite desta sexta-feira (11), amotinaram-se na escola secundária de Nampula a exigir os seus ordenados.

Alguns MMV’s dizem-se enganados pelo STAE. “Nós somos MMVs, trabalhamos no dia nove e dez, pagaram alguns membros, ficaram 25% dos membros que foram fazer trabalho do STAE lá no terreno, quando chega o período de pagamento, dizem que o dinheiro acabou às 17 horas de ontem e o chefe das finanças saiu. Ficamos aqui toda noite a espera e até agora não estamos a ter nenhum resultado e nem o director está a se pronunciar. Assim ficamos as escuras, sem nenhuma informação”.

Outra fonte disse que “estamos aqui desde antes de ontem sem comer nada, os outros estão a vir de longe, então nesse sentido nós estamos a exigir o que é nosso de direito, como o STAE tentou resolver o direito dos outros, eles também devem nos dar nosso direito porque está plasmando no contrato e o director ontem saiu aqui às 16 horas e não falou nada até agora. Ninguém está falar nada e começaram desmaios aqui por causa de fome”.

Luís Cavalo, director provincial do STAE em Nampula, diz que há cinco detidos em conexão com o caso. “Como vocês puderam perceber, ficamos sabendo que o dinheiro de subsídio que foi planificado para o pagamento dos MMV,s foi desviado e, logo a prior, acionamos as instituições, como a polícia de proteção e o SERNIC, para tomar conta do assunto. As pessoas já foram localizadas, uma parte do valor também já foi localizado, mas porque essa toda gente não é culpada, criamos outro mecanismo para retomar o pagamento do subsídio e dentro de trinta minutos o subsídio vai ser retomado. Até agora arranjamos junto de parceiros, quatrocentos mil meticais para esse processo. Estamos cientes de que cerca de 300 MMV’s estão prejudicados, mas dentro de meia hora vamos retomar o pagamento,” garantiu.

O Ikweli contactou o Serviço  Nacional de Investigação Criminal SERNIC em Nampula, na pessoa da porta-voz, Enina Thsinine, que confirmou a detenção dos funcionários do STAE envolvidos no caso, mas não avançou nenhum detalhe por alegadamente estar a trabalhar no assunto. “Sim, é verdade, mas ainda estamos a trabalhar”, confirmou a fonte. (Malito João)

Hot this week

Nos prédios de Nampula: há domésticas recebendo 500 meticais por mês

Nampula (IKWELI) – O Sindicato Nacional de Guardas e...

CTA ameaça paralisar comércio em reivindicação da insegurança no troço Macomia-Awasse

Pemba (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Município de Nampula garante estar a criar condições para reabilitar a morgue do HCN

Nampula (IKWELI) – O Município da cidade de Nampula,...

Obras de reconstrução das primeiras casas do PDUNM seguem a bom ritmo em Pemba

Pemba (IKWELI) – As primeiras três casas das cerca...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img