Moma com défice de 250 professores

0
324

Moma (IKWELI) – Os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Moma, a sul de Nampula, necessita de, pelo menos, 250 professores de todos os níveis, para fazer cobertura mínima das escolas com vista a garantir o funcionamento pleno do processo de ensino e aprendizagem.

Carlos Marcelino, director daqueles serviços, assume que a situação de défice de professores é um desafio que tem afectado a qualidade do processo de ensino, para além de sobrecarregar os professores.

“O nosso distrito, actualmente, conta com 1.506 professores e este número é menor e faz com que um professor ocupe dois ou três turnos diariamente, dai que sempre continuamos a manter o contacto com a direção provincial de Educação no sentido de que tenhamos algum reforço de 250 professores”, disse.

Marcelino acrescenta que é um problema antigo e que tem colocado em causa o aproveitamento pedagógico dos alunos, pelo que “o que planificamos não é exactamente o resultado que pretendemos por causa de número reduzido de professores, mesmo diante das dificuldades que a educação a nível distrital enfrenta, estamos a encorajar aos professores a darem continuidade com as aulas”. 

Anotou que essa situação faz com que um professor tenha 70 a 100 alunos numa única turma.  

Segundo a fonte, o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia de Moma, registou neste ano 92.480 alunos da 1ª a 12ªclasses. Para garantir a manutenção da rapariga na escola, Carlos salientou que para além do apoio material e psicológico, através da mensagem de sensibilização no combate as uniões prematuras e gravidez precoce, são implementados jogos tradicionais nas escolas primárias e básicas. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui