Home ACTUALIDADE Nampula: Violência nas escolas obriga polícia a instalar postos fixos

Nampula: Violência nas escolas obriga polícia a instalar postos fixos

0
364

Nampula (IKWELI) – A onda de violência que se tem registado nas escolas secundárias da cidade de Nampula, no norte do país, obriga a Polícia da República de Moçambique (PRM) a instalar postos fixos.

 Zacarias Nacute, porta-voz da PRM em Nampula, disse em colectiva de imprensa que a corporação anda preocupado com o fenómeno, tanto é que decidiu por substituir os agentes a paisana que operava nas escolas com postos policiais.

“A polícia tem colhido esse tipo de fenómeno com certa preocupação. Anteriormente destacávamos membros da polícia a paisana para fazer trabalhos nas zonas circunvizinhas das escolas, principalmente escolas secundárias, para evitar que factos do género pudessem ocorrer”, disse Nacute, prosseguindo que “no entanto, após os últimos acontecimentos em que acabaram sendo encaminhados 18 alunos para as celas da 1ª Esquadra onde foram sensibilizados e posteriormente repostos a liberdade, a policia decidiu alocar agentes em todas as escolas que tem sido propensas a esses tipo de fenómenos para garantir que não possam ocorrer novamente”.

Esta fonte esclarece que “são agentes da polícia que vão estar permanentemente nessas escolas, como posto fixo. Achamos nós que a partir desta medida, iremos contribuir em grande medida para que esse fenómeno possa ser erradicado das nossas escolas”.

O porta-voz da PRM em Nampula apela aos alunos para evitarem lutar nas escolas, como também aos pais e encarregados de educação para dissuadirem os seus educandos na prática deste tipo de actos. (Aunício da Silva)