Sarampo mata 18 pessoas em Cabo Delgado e Niassa

0
460

Maputo (IKWELI) – Um surto de sarampo que fustiga as províncias de Cabo Delgado e Niassa, no norte de Moçambique, fez, pelo menos, 18 vítimas mortais, entre 9 de julho último a 14 de agosto corrente.

De acordo com o director nacional da Saúde Pública, Quinhas Fernandes, no mesmo período, as duas províncias registaram 238 casos da doença, sendo a maior, 170, em Cabo Delgado.

“A província de Cabo Delgado, nas últimas 24 horas, registou 16 novos casos de sarampo”, anotou Quinhas Fernandes, que falava em conferência de imprensa, em Maputo, sobre a recente declaração de emergência de saúde pública global relacionada a Mpox, conhecida por varíola dos macacos.

“Relativamente dos casos notificados em Cabo Delgado, 90% foram em crianças de 15 anos e cerca de 48% em crianças sem a vacinação para sarampo”.

Em resposta ao surto de sarampo, segundo este governante, foi realizada a campanha de vacinação de bloqueio nos distritos de Chiúre em Cabo Delgado, Sanga e Cuamba na Província de Niassa. E, igualmente, está planificada a campanha de vacinação para menores de 15 anos em Setembro na província de Cabo Delgado e para crianças menores de 5 anos em Outubro ao nível da província de Niassa. (Antónia Mazive)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui