Nampula (IKWELI) – Após ser eliminado precocemente da Taça de Moçambique, a segunda maior prova futebolística nacional, diante do Desportivo de Pemba, o Ferroviário de Nampula prepara com afinco o jogo contra o Futebol Clube Brera Tchumene, a disputar-se no próximo sábado no Estádio 25 de Junho.
A partida está inserida no acerto de calendário da 11ª jornada do campeonato nacional da primeira divisão em futebol sénior masculino, ou simplesmente o Moçambola da presente temporada futebolística.
O jogo será realizado no meio de um ambiente tenso no seio da massa associativa dos chamados axinenes de Nampula, devido ao surpreendente resultado na partida frente ao Desportivo de Pemba, equipa da segunda divisão, disputado no preterido fim-de-semana, na qual o Ferroviário foi afastado, mesmo jogando em casa, por 1-2.
Fora desta eliminação, é que o Ferroviário de Nampula vem com uma série de resultados menos conseguidos no Moçambola, estando a somar quatro jogos sem vencer e, dessas partidas, sofreu duas derrotas e dois empates.
Apesar de isso tudo, o Ferroviário de Nampula está a preparar o embate do próximo sábado com a maior tranquilidade com o propósito de ultrapassar o actual azar que sobrevoa nos axinenes. Aliás, na sessão de treinos que o Ikweli presenciou nesta quinta-feira (25), penúltimo dia do referido encontrou, observou jogadores dinâmicos, a interpretar com uma certa precisão as instruções da equipa técnica, revelando a sua vontade em conquistar os três pontos.
“São duas competições diferentes, Taça é Taça, Moçambola é Moçambola. O que aconteceu na Taça de Moçambique passou e neste momento estamos focados para o jogo do sábado contra Brera Tchumene”, disse João Faza, treinador de guarda-redes do Ferroviário de Nampula.
“Perdemos a Taça de Moçambique, fomos eliminados, prontos, se foi, o foco agora é Brera Tchumene que é um jogo de Moçambola e nós ainda temos objectivos por alcançar nesta época. Então, a moral da equipa ainda mantem em alta, a concentração dos jogadores, também, mantém-se nos níveis consideráveis e vamos para sábado, no jogo contra Tchumene e vamos lutar com todas as formas para vermos se conseguimos os três pontos”, acrescentou o mister.
“O grupo está motivado, alegre, para tentar ganhar esse jogo que é muito importante para nós todos aqui. Estamos focados para aquele que é próximo jogo, ganhar ou perder, os jogos passados para nós não importam muito assim”, referiu Salas Malico, jogador do Ferroviário de Nampula.
As duas colectividades estão separadas por 5 pontos, vantagem para o Ferroviário de Nampula com 15 pontos, em quarto lugar e, Brera Tchumene é o décimo classificado. (Constantino Henriques)