A vez do camarada Salimo em Nampula!

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, no maior círculo eleitoral do país, Nampula, elegeu, por unanimidade, Eduardo Mariamo Abdula, também, conhecido como camarada Salimo, como cabeça-de-lista e candidato a governador nas eleições de 9 de outubro próximo.

Até a abertura da I Sessão ordinária do comité provincial de Nampula, dois nomes eram propostos, precisamente Amisse Ibraimo Mahando, actual presidente da Assembleia Provincial de Nampula, e Eduardo Mariamo Abdula. Mahando viria a retirar a sua candidatura, deixando Abdula como candidato único, ao que foi aclamado pelos 128 membros do comité provincial da Frelimo presentes na sessão.

Mahando (candidato desistente) e Abdula (candidato eleito)

No seu discurso, quando ainda candidato a candidato, Abdula recordou que os seus 62 anos de vida sempre foram dedicados ao partido Frelimo, por isso “o propósito da nossa candidatura é de aprofundar ideias que contribuam para ampliar e dar continuidade aos esforços rumo ao desenvolvimento sócio-económico, levados a cabo ao longo das últimas décadas pelas lideranças dos Governos da Frelimo na província de Nampula, em particular, e do país, no geral”.

É neste contexto de ideias que o cabeça-de-lista da Frelimo em Nampula e candidato a governador promete “continuar a expandir, a escala provincial, a presença do Estado, para cobrir algumas regiões com insuficiente rede administrativa que ainda reclamam a presença do Estado”, como também, aprimorar “a formação/educação a todos os níveis”.

“Para que se transforme a mentalidade dominante torna-se indispensável disponibilizar mais recursos humanos através das actividades escolares e de formação”, desafia-se o candidato, que reconhece que “o Estado demonstra ainda uma lacuna de capital humano que responda a implementação dos planos de actividades das diferentes instituições públicas e que responda as expectativas do sector público”.

Abdula, também, vai na luta com consciência de que é preciso combater a corrupção, reconhecendo que “a corrupção é uma realidade nas instituições públicas em Moçambique”, tanto é que “há custos que são impostos à classe empresarial para que sejam seleccionados num determinado concurso, assim como para que o pagamento das facturas seja flexibilizado”.

Para Eduardo Mariamo Abdula, a prioridade no seu governo será o combate ao desemprego.

Este interlocutor garantiu aos seus camaradas que vai trabalhar para “melhorar ainda mais a democracia”, tanto é que deixa claro que será governador de todos os residentes dos 23 distritos da província, incluindo os municípios.

“As mudanças climáticas que constituem, também, um grande desafio para o crescimento e desenvolvimento, colocam-nos questões como a gestão de inundações, alteração da estrutura dos projectos que encarecem ainda mais as actividades e forçam o Governo a desviar receitas para reconstruir o que fora construído”, anotou Abdula, concluindo que “os próximos cinco anos possam ser de esperança na melhoria de vida do povo”, por isso “temos que acreditar”. (Aunício da Silva)

Hot this week

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador visita Plano e Finanças com a mensagem de bem-servir, humildade e respeito ao povo

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Cuco alerta vigilância dos moçambicanos contra os terroristas

Nampula (IKWELI) – O cientista político Arsénio Cuco afirma...

Idosos de Meconta clamam por dignidade enquanto denunciam abandono e sofrimento

Nampula (IKWELI) – No distrito de Meconta, concretamente no...

Destruição de produtos agrícolas por elefantes pode comprometer segurança alimentar em Quissanga

Nampula (IKWELI) – O governo do distrito de Quissanga,...

Topics

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Cuco alerta vigilância dos moçambicanos contra os terroristas

Nampula (IKWELI) – O cientista político Arsénio Cuco afirma...

Idosos de Meconta clamam por dignidade enquanto denunciam abandono e sofrimento

Nampula (IKWELI) – No distrito de Meconta, concretamente no...

Jovem encontrado morto em circunstâncias misteriosas no Vieira

Nampula (IKWELI) – A cidade de Nampula, capital do...

Governador de Nampula reafirma o compromisso de luta cerrada contra a desnutrição crónica

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula,...

Nampula celebra Dia do Professor com revolta dos profissionais

Nampula (IKWELI) – As celebrações do Dia do Professor...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img