Nampula (IKWELI) – Arrancou na manhã deste sábado (1) a I Sessão Extraordinária do comité provincial do partido Frelimo em Nampula, com o objectivo de eleger os candidatos desta formação política à deputados da Assembleia da República (AR), membros da Assembleia Provincial (AP) e cabeça-de-lista e candidato a governador.
Para cabeça-de-lista, o nome sonante é do experimentado Eduardo Mariamo Abdula, um proeminente membro da Frelimo em Nampula que, também, é membro do comité central.

No seu discurso de abertura, Luciano de Castro, primeiro secretário da Frelimo em Nampula, anotou que foram eleitos, à membros da Assembleia Provincial, através de sessões extraordinárias realizadas pelos comités distritais, 88 candidatos efetivos e 69 suplentes, representando uma fasquia de 85%.
“Realizamos em todos os 23 distritos sessões extraordinárias de eleição dos candidatos a Assembleia Provincial. Este processo decorreu de forma democrática e harmoniosa, num ambiente de camaradagem”, disse de Castro.

“As eleições decorrem num momento de grandes desafios, tanto da conjuntura interna, assim como internacional”, disse Fernando Faustino, chefe da brigada central de assistência a província de Nampula, recordando a necessidade da dedicação dos membros do seu partido.

Essas eleições, segundo Faustino, “não devem ser vistas como mero exercício de preenchimento dos assentos. Esperamos que façam as melhores escolhas, dos melhores quadros do nosso partido, para representação e defesa dos interesses da Frelimo, quer na Assembleia da República, quer na Assembleia Provincial”.
Participam na I sessão extraordinária do comité provincial da Frelimo em Nampula 128 membros. (Aunício da Silva)