Nampula (IKWELI) – A equipa dos cuidados de primeiros socorros ao nível da cidade de Nampula registou durante as duas semanas do XV festival nacional dos jogos desportivos escolares, 16 casos de malária em atletas das províncias de Gaza, Cabo Delgado e Maputo Cidade.
Amílcar Gaspar, enfermeiro geral do Hospital Militar de Nampula (HMN), afecto a equipa dos primeiros socorros, disse ao Ikweli que, para além das contusões e desmaios, uma das patologias que mais afectou os alunos, durante o festival, foi a malária.
“Estávamos aqui, sempre prontos, fazíamos turnos, não tivemos situações de receber ligações e não atendermos e, os casos registados de malária foram devidamente diagnosticados e tratados”, afirmou.
Em relação aos desmaios, Gaspar fez saber que as causas estavam associadas a fenómenos naturais.
“Muitas das crianças afirmaram que desde criança tiveram problemas com os desmaios e alguns casos eram associados ao calor e eles estavam expostos ao sol mas conseguimos controlar”, disse.
Contudo, apesar dos casos registados, Amílcar Gaspar fez um balanço positivo do XV festival nacional dos jogos desportivos escolares que acolheu mais de mil atletas, que de 06 a 17 do mês em curso, competiram em oito modalidades.
Importa lembrar que, o XV dos jogos escolares decorreu sob o lema “Desporto Escolar Inclusivo, Preservando a Biodiversidade”. (Ângela da Fonseca)