Nampula (IKWELI) – Os vendedores do principal mercado da vila de Moma, a sul da província de Nampula, queixam-se da escassez de clientes, que alegam que os produtos ali comercializados não são de qualidade.
Anastácio Saíde, comerciante naquele mercado, disse que a crise da falta de clientes vem se agudizando desde fevereiro do corrente ano. “Eu vendo todo tipo de calçados, mas não tenho muito rendimento há meses. Ficamos aqui das 7h e as 17h e nos dificulta conseguir um valor de 1.500,00Mt (mil e quinhentos meticais), o que antes conseguíamos no período da manha”.
O mesmo sentimento é partilhado por Domingos Juma, que relata que “nos últimos dias não consigo chegar a meta de venda. A mercadoria que vendíamos em uma semana, agora fazemos mais de 3 semanas, não está fácil, os produtos não estão a sair.
“Desde que comecei a vender neste mercado, muita coisa na minha vida mudou, vivo e sustento a minha família através do negócio que faço neste mercado, o que me aflige é que nos últimos dias não temos muita afluência nos de clientes”, narra Jequiri Abudo.
Arruno Abudo Mussirine disse, também, ser preocupante a redução da clientela no mercado da vila de Moma. “Nos últimos dias, os comerciantes trazem muitas vezes produtos de origem chinesa, o que alguns consideram não ser de longa duração”.
A jovem Rita, também vendedeira no mesmo mercado, diz-se desesperada, pois tens os seus rendimentos afectados por esta falta de clientes. (Ruth Lemax)