Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de Nampula, no norte de Moçambique, sancionou, entre os meses de Fevereiro e Março do corrente ano, um total de 45 operadores de transporte semi-colectivo urbano de passageiros, também, conhecido por “chapa-100”, por conta de encurtamento de rota.
O vereador do pelouro de Transporte e Comunicações na edilidade da cidade de Nampula, Carlos Furumula, disse ao Ikweli que algumas viaturas que prestam este serviço tiveram de ser parqueados por um período até que os proprietários pagassem os coimas referentes as infracções cometidas.
Por outro lado, e para evitar estas práticas, Furumula assegurou estarem em curso acções de sensibilização e fiscalização para a mudança de comportamento dos motoristas.
Esta nossa fonte referiu-se, também, haver casos de operadores que circulam em rotas não legalizadas pela edilidade, como são os casos de “Fábrica de Cerveja/Hospital Geral de Marrere, Hospital Geral da Muhala Expansão/Nampaco, Rotunda do antigo controlo/Muhala Expansão e outros, mas estamos a trabalhar no sentido de travar essa situação”.
Para que haja o cumprimento das regras no exercício desta actividade, Furumula disse que o conselho autárquico da cidade de Nampula viu-se obrigado a contratar, pelo menos, 40 fiscais.
Mesmo com estas sanções impostas, os motoristas persistem no encurtamento, tal como observamos nas rotas que dão a escola secundária de Nampaco. (Virgínia Emília)