Hospital distrital de Mocuba conta com uma fábrica de produção de oxigênio de última geração

Quelimane (IKWELI) – O Governo dos Estados Unidos, através da sua Agência para o Desenvolvimento internacional (USAID), assinalou um marco significativo na melhoria dos serviços de saúde em Moçambique, quando a Chefe Adjunta do Gabinete de Saúde da USAID, Julie Boccanera, e a Secretária de Estado da Província da Zambézia, Cristina de Jesus Xavier Mafumo, inauguraram uma fábrica de produção de oxigénio de última geração no Hospital Distrital de Mocuba.

Construída nos Estados Unidos, esta fábrica representa o compromisso contínuo do governo dos E.U.A. em reforçar as infra-estruturas de cuidados de saúde em Moçambique. Com a capacidade de gerar 283 litros de oxigénio de qualidade médica por minuto, a fábrica assegura um fornecimento de oxigénio consistente e fiável, crucial para o tratamento de doenças respiratórias e para a melhoria da saúde materno-infantil.

Esta iniciativa, que representa um investimento superior a 1 milhão de dólares, incluindo a construção e a assistência técnica, sublinha a dedicação do governo dos E.U.A. à promoção de soluções sustentáveis no sector da saúde. Com capacidade para encher até 10 garrafas de oxigénio por dia, a fábrica irá beneficiar não só o Hospital Geral de Mocuba, mas também 16 outras unidades de saúde próximas e distritos vizinhos, beneficiando mais de 2,5 milhões de pessoas.

O Embaixador dos EUA, Peter Vrooman, afirmou: “Esta colaboração demonstra o esforço colectivo para reforçar as infra-estruturas de saúde de Moçambique e a sua preparação para os desafios futuros.”

Este empreendimento segue-se à instalação de outra fábrica de oxigénio similar no Hospital Distrital de Monapo, província de Nampula.  É um exemplo da parceria entre o Ministério da Saúde, a Embaixada dos E.U.A. e parceiros de implementação como a JHPIEGO e a Chemonics na promoção da resiliência dos cuidados de saúde e da capacidade de resposta. (Redação)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img