Nampula (IKWELI) – Duas pessoas, membros da mesma família, contraíram ferimentos graves em consequência do desabamento de uma casa na manhã da última sexta-feira (19), no bairro de Murrapaniua, nos arredores da cidade de Nampula.
A casa em alusão, de construção precária, tinha sido erguida nas bermas do rio Nicuta, uma zona tida como sendo de risco.
“Dentro da casa estavam três pessoas e duas estão gravemente feridas”, disse Jorge Andrade, vizinho da família atingida por este infortúnio, referindo que “a casa mostrava sinais de perigo”.
Um outro morador que falou ao Ikweli é o senhor Amade disse que a triste notícia não o pegou de surpresa, pois há muitas famílias no mesmo perigo iminente.
O secretário da unidade comunal de Terrene, local onde se deu o acidente, Diocleciano Fernando, conta que há muitas casas construídas nas margens do rio Nicuta, o que oferece perigo.
“Esta realidade é complicada, porque passamos mal e tem vindo a deixar cada vez mais famílias a sua sorte”, disse Fernando, que recorda que casos de desabamento de casas são recorrentes na época chuvosa.
Por outro lado, esta fonte comenta que “o bairro está localizado ao longo do rio Nicuta, por isso as casas, tanto de construção precária, assim como convencional, sofrem”.
Para além de infra-estruturas particulares, o secretário de Terrene conta que há uma escola em risco. (Nelsa Momade)