Maputo (IKWELI) – Samora Machel Júnior (Samito), filho do primeiro Presidente de Moçambique, é o primeiro membro do partido Frelimo a tornar público que vai apresentar a sua pré-candidatura à Presidência da República na reunião do Comité Central da Frelimo, que se realiza a 5 e 6 de Abril corrente.
Não é pela primeira vez que Samito pretende concorrer a um cargo político de realce. No passado já tentou chegar a candidato à presidência do conselho municipal da cidade de Maputo, mas a liderança da Frelimo não o deixou.
“A minha candidatura é um misto de inquietações, mas também de esperança, visando dar respostas aos problemas e desejos dos moçambicanos”, esclarece Samora Machel Júnior na sua carta de manifestação de candidatura.
Na reunião do Comité Central marcado para este fim-de-semana a indicação e/ou eleição do candidato do partido Frelimo não consta do rol da agenda, mas há démarches nos corredores para que deste evento não se transite sem candidato.
Há, igualmente, ainda que não manifestado publicamente, interesse na manifestação de candidatura por partes das personalidades de José Pacheco, Eduardo Mulembwe, Alberto Vaquina, Luísa Diogo, Aires Aly e Basílio Monteiro para candidato da Frelimo à Presidência da República.
No documento de manifestação de Samito, o mesmo afirma que a sua “candidatura é fundamentada nos princípios da busca pela paz, pelo respeito à diversidade e à diferença, a promoção da inclusão e igualdade, dignidade humana” e pretende “assegurar o crescimento económico de Moçambique”. (Redação)