Nampula (IKWELI) – Os deslocados que fugiram do distrito de Chiúre, na vizinha província de Cabo Delgado, por conta do recrudescimento dos ataques terroristas, ainda não começaram a receber nenhum tipo de assistência humanitária na vila de Namapa, no distrito de Eráti.
O administrador daquele distrito, Manuel Manussa, confirmou ao Ikweli que desde a chegada, os deslocados ainda não começaram a receber mantimentos, mas acredita que o governo, no nível provincial, esteja a fazer de tudo para ajudar.
Esta fonte disse que, neste momento, os deslocados estão acolhidos na localidade de Milepha e na sede do posto administrativo de Alua.
Manussa acredita que os primeiros apoios poderão estar em Eráti a partir de amanha, dia 23, garantindo que esteja a acontecer algum carregamento de produtos que irão beneficiar aqueles deslocados, para “logo cedo iniciamos com o processo de distribuição”.
Não é só comida que falta aos deslocados, como também um local para dormir, bem como o reforço da segurança no distrito de Eráti.
Entretanto, em conferência de imprensa, o Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, garantiu haver condições para apoiar aqueles concidadãos que procuram segurança fora das suas aldeias de origem. (Hermínio Raja)






