Nampula (IKWELI) – Os vendedores de frango no mercado grossista do Waresta, nos arredores da cidade de Nampula, queixam-se da falta de clientes, desde que terminou a quadra festiva.
Fernando Abílio, que se dedica a venda de frango naquele local, contou ao Ikweli ser normal ficar meio dia sem se quer, vender um único frango. Esta fonte conta que entre 23 a 31 de dezembro findo, a procura pelo produto era a velocidade da luz. “Eu conseguia vender cerca de trinta frangos em um dia”, recorda-se, lamentando que “agora, se Deus me abençoar, consigo vender 5 ou mesmo 10 frangos”.
Segundo conta, o último levantamento, ao produtor, que o senhor Abílio fez foi a 5 do corrente mês.
Actualmente, no mercado grossista do Waresta o frango custa entre 250,00Mt (duzentos e cinquenta meticais) a 300,00Mt (trezentos meticais), mas os vendedores aventam a hipótese de baixar o preço pela falta de clientes.
A mesma opinião é partilhada pelo vendedor Salomé Sebastião que, também, revela que, mesmo com a quadra festiva recentemente passada, a demanda não foi das melhores quando comparada com as outras.
Chisme da Elisabete, que também vende frangos no Waresta, comenta que a falta de clientes de frango constitui um desespero, pois em breve começa o ano lectivo e aquisição de material escolar para os seus educandos depende daquele negócio.
Esta fonte recorda-se que “dantes eu conseguia vender cerca de 40 frangos por dia, mas agora nem a metade chego, se vender 10 ou mesmo 15 frangos agradeço a Deus, porque já não há clientes que vem comprar frango nesse mercado”.
Os consumidores queixam-se, por outro lado, da subida do preço do frango, o que faz com que comprem outros produtos, dispensando este, tal como disse a senhora Clara Albino. (Virgínia Emília)