Por causa de capulanas: Mulheres em Nampula violam estado de emergência para celebrar o 7 de Abril

Nampula (IKWELI) – As mulheres da cidade de Nampula decidiram entre o último sábado e esta segunda-feira ignorar as medidas constantes do decreto presidencial sobre o estado de emergência sob alegação de compra de capulanas para a comemoração do dia 7 de Abril, dia da mulher moçambicana.

As comemorações do dia da mulher moçambicana têm se tornado curiosas pelos eventos extraordinários que se registam no maior centro urbano do norte do país. em 2019, há a memoria de homens que foram queimados com água quente, estrangulados órgãos genitais por não terem comprar capulanas para as suas mulheres, bem como casos de mulheres que viram os seus órgãos sexuais colados por chegarem tarde a casa.

Um pouco por todos os cantos da cidade, as lojas de venda de capulanas estavam repletas de mulheres adultas e jovens, que a todo o custo procuravam comprar uma peça de capulana.

A medida de aglomerados de até 10 pessoas não foi observada, e a polícia ia passando observando tranquilamente os cenários.

Na avenida do Trabalho, o Ikweli conversou com várias mulheres, as quais disseram que decidiram ignorar as medidas do estado de emergência em resposta a prevenção do novo coronavírus, covid-19, porque “queremos comemorar o nosso dia”.

Na rua dos Continuadores, também, observamos filas longas e aglomerados acima de 10 pessoas. As mulheres queriam, a todo o custo, adquirir uma capulana para celebrar o 7 de Abril.

“Queremos passar o nosso dia bem vestida, mesmo que seja em casa”, reagiu a senhora Paula Tomé, residente no bairro Cossore.

“Mesmo com essa proibição, nós vamos festejar, se a polícia quiser pode nos bater”, Josina Cláudio, residente do bairro Muahivire.

“Contribuímos entre mulheres para passarmos bem o nosso. Agora querem nos proibir, mas não vão conseguir. Queremos festejar em paz. Todos os anos festejamos e não sei porque agora querem nos proibir”, referiu a senhora Manuela Ibraimo, residente em Mutauanha, para depois questionar: “é por causa desse coronavírus mesmo ou é outra coisa?”.

No famoso mercado dos bombeiros, também, registou-se um movimento desusado, até, pelo menos, as 14h de hoje. Quando a nossa reportagem passou pelo local, havia grupos de mulheres a escolherem capulanas para o dia 7 de Abril.

“Esse ano temos que fazer chorar aquelas outras [de grupo diferente] ”, ouvia-se nas conversas das mulheres que estavam comprando peças de capulanas para vestirem neste 7 de Abril de 2020. (Aunício da Silva)

Hot this week

Governador de Nampula e parceiros de cooperação discutem regresso de famílias deslocadas à Memba

Alua (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...

Nampula: Jornalistas discutem sobre a carteira profissional

Nampula (IKWELI) - O MISA Moçambique e o Sindicato...

Topics

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...

Nampula: Jornalistas discutem sobre a carteira profissional

Nampula (IKWELI) - O MISA Moçambique e o Sindicato...

Governador de Nampula não quer sangue nas estradas  durante a quadra festiva

Nampula (IKWELI) - O governador da província de Nampula,...

Chapo e PMA reforçam parceria para apoio humanitário e programas sociais

Maputo (IKWELI) - O Presidente da República (PR), Daniel...

SdE exorta graduados da UniRovuma a servirem o país com integridade

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img