Nampula (IKWELI) – O presidente do segundo maior partido da oposição em Moçambique, Ossufo Momade, esteve, recentemente, reunido com alguns observadores da Commonwealth onde pediu ajuda para que decorram, no país, eleições de acordo com a vontade popular.
Para Momade, as eleições em Moçambique não têm sido justas nem transparentes e apela que seja respeitada a vontade do povo, pois “não basta que realizemos eleições só para enganar o povo. Realizar eleições e não ir de acordo com a vontade popular, é enganar o povo”.
Ossufo disse ainda que já ponderou muito, mas é tempo de mudança. “Em 2019 eu travei, ano passado eu travei, mas chega, todo o mundo sabe que eu trabalhei para a paz em Moçambique”.
Ainda na sua intervenção, o presidente da RENAMO disse que “já chega, já engolimos sapos. Queremos eleições livres, justas e transparentes. O que vocês sentem nos vossos países como democracia, nós também queremos sentir”.
Refira-se que a Commonwealth é um grupo de 56 países do qual Moçambique faz parte, actualmente dirigido pelo Rei do Reino Unido, Charles III, que tem como objectivo central, promover a paz mundial, bem como fortalecer o sistema democrático dos países membros. (Felismina Maposse)