Eráti: Mais de 2200 pacientes abondam TARV

0
74

Namapa (IKWELI) – Um total de 2210 pacientes, dos quais 184 crianças, abandonaram o Tratamento Antirretroviral (TARV) no distrito de Eráti, província de Nampula, nos últimos meses.

Sompo Wa Sompo, médico-chefe distrital de Eráti, disse ao Ikweli que este abandono coloca em risco a vida destes pacientes, referindo que tal deve-se a a atitudes de estigma e discriminação nas comunidades.

“Os serviços de atendimento a pacientes com HIV/SIDA, em todas unidades sanitárias do distrito de Eráti, têm estado a registar pessoas que abandonam o tratamento médico, mas mesmo assim, estamos a fazer seguimento para ver se podemos recuperar, porque temos um total de 2026 mil pessoas adultas e 184 crianças padecendo da doença que abandonaram”.

Para além dos factores anteriormente referidos, os pacientes, também, abandonam por desinformação, assim como as longas distâncias que percorrem para as unidades sanitárias a fim de ter acesso aos fármacos.

Wa Sompo anota que para contornar a questão das distâncias, “já estamos a implementar uma estratégia para os doentes que estão a viver longe. Vamos arranjar um mecanismo para eles estarem a receber medicamentos a partir da comunidade, através dos APS (Agente Polivalente Alimentar) que foram capacitados. Eles levantam medicamentos para os doentes e podem ajudar-nos”.

Na mesma ocasião, Wa Sompo aproveitou para deixar um apelo as pessoas padecendo de HIV/SIDA a não desanimarem devido a desinformação.(Virgínia Emília)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui